Equipa de Protocolo do RSI – Caritas Diocesana de Beja
Em Setembro de 2007 foi assinado um Protocolo entre a Cáritas Diocesana de Beja e o Centro Distrital da Segurança Social, cujo principal objetivo é a melhoria e a otimização do atendimento e do acompanhamento às famílias beneficiárias de Rendimento Social de Inserção (RSI). Embora o número de famílias protocolado seja de 100, actualmente e de acordo com as necessidades dos serviços, esse valor foi ultrapassado dado que em Dezembro de 2011, a Equipa tinha 127 processos em acompanhamento, num total de 484 de beneficiários.
A Equipa é constituída por cinco elementos, afetos a 100% ao RSI, dela fazem parte uma Técnica de Investigação Social Aplicada, uma Psicóloga e três Ajudantes de Educação Familiar.
Inicialmente a distribuição da intervenção por freguesias era distinta e mais restrita, ainda assim, à data a Equipa intervém em 8 freguesias do concelho de Beja, isto porque, a alteração de residência de algumas famílias fez com que a mobilidade de intervenção seja mais abrangente de forma a não se perder o trabalho desenvolvido e o contacto directo com as famílias.
Organizamos e delineamos as ações de acordo com as áreas que consideramos prioritárias na nossa intervenção, tais como a educação, a cidadania, a saúde, a empregabilidade, a educação parental, a organização da vida quotidiana e atividades de lazer/recreação, atendendo sempre à especificidade e à inserção social, nas diferentes esferas, de todos os elementos do agregado.
Deixar uma resposta