Sessão (In)Formativa sobre Violência Doméstica
Em Parceria com a Associação de Mulheres de Moura, mais especificamente com as técnicas do Núcleo de Apoio à Vítima (NAV), sediado em Beja, dinamizamos quatro Sessões (In)Formativas sobre este tema.
Em Parceria com a Associação de Mulheres de Moura, mais especificamente com as técnicas do Núcleo de Apoio à Vítima (NAV), sediado em Beja, dinamizamos quatro Sessões (In)Formativas sobre este tema. Quisemos que nestas sessões fosse envolvido o casal e não só o elemento feminino, como é habitual, pois numa situação de violência existe uma co-responsabilidade, da vítima e do agressor. A vitima assume responsabilidade quer seja provocando o agressor, quer seja através da sua passividade perante a situação. Passividade essa que é necessário quebrar, e sobre a qual assenta muito do trabalho realizado pelos técnicos que apoiam estas populações. Por outro lado é necessário consciencializar o agressor para os seus comportamentos violentos e ensiná-lo a reagir de forma diferente, perante situações de zanga e raiva.
As sessões decorreram na Cáritas Diocesana de Beja, nos dias 30 de Junho e 7 de Julho. Participaram 9 homens e 16 mulheres. Foram sinalizadas, pelas técnicas do NAV algumas situações mais preocupantes, cujo objectivo é intervir com a família em articulação com o NAV, procurando eliminar a situação de violência doméstica.
Deixar uma resposta