A Caritas Diocesana de Beja investe em energias verdes
O dia 26 de Junho de 2012 ficará assinalado na história da Comunidade Terapêutica Horta Nova, valência da Caritas Diocesana de Beja para tratamento de toxicodependentes e alcoólicos do sexo masculino. A ligação efectiva de painéis solares de microprodução à rede eléctrica nacional para produção e venda de energia é o culminar de um processo iniciado há cerca de 6 meses com vista ao uso de energias renováveis nesta resposta social, situada na Freguesia de Nossa Senhora das Neves.
No âmbito da responsabilidade social da Caritas Diocesana de Beja a promoção da energia solar num país como Portugal e em particular no Alentejo, onde o número total de horas de sol é um dos mais elevados da Europa é um dever de cidadania e uma oportunidade única de rentabilizar os meios, reduzindo os custos e ajudar o meio ambiente.
Esta iniciativa resulta de uma candidatura elaborada pela Caritas Diocesana de Beja a um projecto da CERTIEL – Associação Certificadora de Instalações Elétricas em parceria com a Associação ENTRAJUDA que ofereceu unidades de microprodução a 30 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no âmbito da campanha de sensibilização “Usar bem a energia é um dever de cidadania”.
As unidades de microprodução permitirão à Caritas Diocesana de Beja ser produtora de energia elétrica. A energia produzida pelos painéis solares fotovoltaicos, que convertem a energia da luz do sol em energia elétrica, será toda vendida à rede, que pagará mensalmente o valor dessa eletricidade à Caritas Diocesana de Beja, permitindo que esta receita seja canalizada para todo o trabalho social que até ao momento é desenvolvido na Diocese de Beja.
Deixar uma resposta