Inauguração da nova sede da Caritas Diocesana de Beja
A Cáritas Diocesana de Beja inaugurou no passado dia 2 de Fevereiro, a sua nova sede, localizada na rua Afonso Lopes Vieira, no centro histórico da cidade, mesmo em frente às actuais instalações da instituição.
A nova sede da Cáritas Diocesana de Beja resulta do aproveitamento do edifício do antigo paço episcopal, propriedade da Diocese de Beja, que sofreu profundas obras de beneficiação, num investimento avaliado em quase 1,3 milhões de euros e que foi suportado pelos fundos comunitários do QREN (financiamento que pode chegar aos 85% do valor total da empreitada) e pela própria Diocese.
De acordo com as declarações da nossa presidente “Vamos passar a ter melhores condições de trabalho”, afiança Teresa Chaves, adiantando que as novas instalações vão igualmente permitir à instituição alargar o seu leque de respostas sociais aos mais carenciados.
Uma das novidades passa pela criação de uma comunidade de inserção social, que contará com uma unidade de alojamento com 24 camas. “Será um espaço para alojar pessoas sem-abrigo e podermos trabalhar com eles, de forma a dar-lhes mais competências e encontrar caminhos para a sua reinserção social”, explica.
Paralelamente, a Cáritas de Beja vai aproveitar as novas instalações para criar um centro de dia, que terá capacidade para acolher 15 pessoas, sobretudo alguns dos idosos que a instituição já apoia no domicílio e “vivem completamente sós”, além de colocar em funcionamento um cyber espaço para formação na área das novas tecnologias.
A nova sede “vai ainda permitir pedirmos um aumento do acordo para o refeitório social à Segurança Social”, acrescenta Teresa Chaves, lembrando que esta valência serve actualmente quatro refeições diárias a um total 65 pessoas, apesar da comparticipação do Estado prever apenas duas dezenas de utentes.
Outra das novidades na nova sede da Cáritas de Beja será o quarto-museu de D. José do Patrocínio Dias, bispo de Beja entre 1922 e 1965 e responsável pela aquisição do imóvel. “Será um espaço aberto a quem o queira visitar e que estará mobilado com a mobília original que pertenceu a D. José do Patrocínio Dias”, adianta Teresa Chaves.
Com 37 colaboradores assalariados e 35 voluntários, a Cáritas Diocesana de Beja disponibiliza actualmente respostas sociais na área do acompanhamento de famílias apoiados pelo Rendimento de Inserção Social (RSI), assim como a Comunidade Terapêutica “Horta Nova” (destinada ao tratamento e reinserção de toxicodependentes masculinos), os serviços de apoio domiciliário e atendimento social, e o refeitório e cantina social
Deixar uma resposta