Caritas Diocesana de Beja realizou a sua Assembleia Geral
A Assembleia Geral da Caritas, presidida pelo Bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas, realizou-se no dia 16 de Fevereiro, na sua sede.
Esta Assembleia, como órgão consultivo, é composto por todos os que participam na Pastoral Social da Diocese e, segundo os estatutos, reúne, ordinariamente, uma vez por ano. Este ano, marcaram presença os grupos activos na Pastoral Social, Misericórdias, Centros Paroquiais e I.P.S.S., das seguintes localidades: Sines, Almodôvar, Castro Verde, Ervidel, Aljustrel, Entradas, Cuba, Mértola, Mina de S. Domingos, Santa Clara- a- Nova, Vila Verde de Ficalho, Serpa, Pias, Brinches, Odemira, S. João de Negrilhos, Colos e Beja num total de, aproximadamente, cem pessoas. Nesta época, particularmente difícil, todos manifestaram a necessidade de unir esforços e partilhar as suas experiências, através de uma acção conjunta e de um conhecimento concreto dos problemas, dado que um dos objectivos desta iniciativa é dar o contributo necessário às transformações sociais solicitadas.O Sr. Bispo presidiu à Oração de Laudes, tendo, em seguida, proferido algumas palavras sobre a essência e a vivência da Pastoral Social, sublinhando que devem ser potencializados os valores da solidariedade. A Assembleia teve então oportunidade de visionar um filme sobre Gestos de Amor, que deverão propagar-se a todos e, que, de certo modo, ilustrou as palavras do nosso Bispo. A Presidente agradeceu a colaboração dos Irmãozinhos de S. Francisco na preparação da Oração.
Dando início aos trabalhos e, após a apresentação da nova Direcção, a Presidente da Caritas de Beja, Maria Teresa Chaves, agradeceu a presença de todos os participantes salientando que a Missão, a Visão e os Valores da Caritas norteiam a nossa acção. Seguiu-se a apresentação individual das respostas sociais, no âmbito da Diocese de Beja, com o objectivo de mostrar Quem somos? e Como actuamos?
Em seguida, o Assistente Espiritual da Caritas de Beja, Cónego António Domingos Pereira, procedeu, a uma interessante e esclarecedora reflexão sobre o documento Motu Proprio Intima Ecclesia Natura, emanado através da Carta Apostólica, do Santo Padre, Bento XVI, e que fornece um quadro normativo para melhor ordenar as diversas formas eclesiais organizadas no serviço da caridade.
Antes do almoço, a Presidente lembrou ainda que na Semana Nacional da Caritas, nos dias 28 de Fevereiro, 1,2 e 3 de Março, decorrerá o peditório público da Caritas que é de extrema importância, prevendo-se para este ano um substancial aumento de solicitações. Recordou ainda que 50% do valor do mesmo fica na paróquia para apoio dos mais necessitados, sendo os restantes 50% enviados para a Caritas e que podem ser envolvidos grupos de escuteiros, de jovens, de todos aqueles que, de algum modo, têm, na paróquia, uma intervenção social.
Da parte da tarde, após um almoço servido no Refeitório da sede, retomaram-se os trabalhos com a Prestação de contas de 2012, da Caritas de Beja, Receitas e Despesas.
Em seguida os grupos participantes tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos, numa ocasião única de partilha de experiências e de vivências sublinhando os valores de solidariedade e potencializando a sua consecução.
Finalmente, a Presidente encerrou os trabalhos, agradecendo, mais uma vez a participação e a colaboração de todos, desejando um ano 2013 repleto de actividade caritativa, onde a partilha, o respeito e o amor se processem segundo a lógica do Evangelho de Cristo.
Deixar uma resposta