CONCLUSÕES
II ENCONTRO LUSO / ESPANHOL DE TÉCNICOS DE INSERÇÃO LABORAL, CONSOLIDA A COLABORAÇÃO NA REDE DE APOIO MÚTUO DAS CÁRITAS DA RAIA
A Rede de Apoio Mutuo das Cáritas Diocesanas da Raia realizou o II Encontro de Técnicos de Inserção Laboral nos dias 28 e 29 de Novembro em Cáceres. Este encontro incluído no projeto de Formação e Intercâmbio de Experiencias da Rede de Apoio Mutuo das Cáritas Diocesanas da Raia é enquadrado no Programa Operacional de Combate à Discriminação 2007-2014 Fundo Social Europeu.
O encontro contou com a participação de Jorge Nuño Mayer, secretário-geral da Cáritas da Europa, que fechou a sua intervenção na primeira manhã com palavras de encorajamento para todas as Caritas da Rede: “É uma situação difícil que decerto todos vocês estão vivendo, mas este projecto é também um caminho e uma luz de esperança. A Raia pode ser um território onde podemos construir outra tipologia de economia de desenvolvimento, um modelo social mais focado nas pessoas, mais humano”. Também no encerramento Jorge Nuño classificou a rede da Caritas da Raia como um projeto interessante e disse que é um “exemplo para outras Caritas da Europa”.
O encontro também incluiu apresentações de Rafael Muñoz del Bustillo, Catedrático de Economia Aplicada da Universidade de Salamanca, que falou sobre o comportamento de Emprego em Espanha e Portugal nos últimos quarenta anos e também do futuro. Afirmou que numa perspectiva futura, as Cáritas Diocesanas devem “dar respostas pontuais através de projetos de criação de emprego que aproveitem as condições locais existentes.” Por sua vez, Célia Maria Mota Costa, coordenadora de Programas na Cáritas de Évora, centrou a sua intervenção na atenção social, que procure o equilíbrio entre a “sensibilidade e o bom senso”.
As conclusões assentam em linhas de trabalho futuro da Rede de Apoio Mútuo das Caritas Diocesanas da Raia que passam pela ampliação do trabalho a outros âmbitos de intervenção, além do emprego também a animação comunitária, a infância e adolescência. Ressaltou-se também a necessidade de trabalhar em coordenação com outras entidades que já funcionam em temas de cooperação transfronteiriça e iniciar ações significativas conjuntas em todo o território, criar um encontro de bispos das dioceses que formam a Rede, promover atividades relacionadas com a formação de voluntários, funcionários e participantes, criar um banco de possibilidades de ideias empreendedoras, entre outras ações próximas.
As Cáritas Diocesanas que formam a Rede de Apoio Mutuo são: Ciudad Rodrigo, Coria-Cáceres, Mérida-Badajoz, Salamanca do lado de espanhol e do lado de português as Cáritas Diocesanas de: Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco. Estas Cáritas Diocesanas começaram a trabalhar juntas no início do ano 2012.
Antes destas Jornadas a Rede organizou o I Encontro Transfronteiriço de Técnicos de Inserção Laboral em Évora (Portugal), nos dias 20 e 21 de junho de 2013. Também pertencentes ao mesmo projeto, tiveram lugar a 10 e 11 de Outubro, as Jornadas Técnicas intituladas: “A ECONOMIA SOCIAL: Oportunidade para o desenvolvimento dos territórios da Raia e sua gente” A formação completou-se com um programa de intercâmbio de experiências em diferentes especialidades.
Este projeto de Formação e Intercâmbio de Experiências é um dos quatro projetos que está a ser desenvolvido pela Rede de Apoio Mutuo das Cáritas Diocesanas da Raia neste ano de 2013. Os outros três projetos são: Estudo sobre Emprego e Mobilidade na Raia, Mapa de recursos transfronteiriços (www.caritasempleoenlaraya.org) e Difusão da Rede.
Deixar uma resposta