Encontro das Caritas Raianas em Beja
A Caritas Diocesana de Beja, no dia 17 de Janeiro, acolheu o Encontro das Caritas Raianas que reuniu Cáritas portuguesas e espanholas, dos dois lados da fronteira. Estiveram presentes, para além da anfitriã, as Cáritas de Évora, Portalegre e Castelo Branco, Cáceres, Salamanca, Ciudad Rodrigo e um representante da Caritas Portuguesa.
Após alguns momentos de oração e de reflexão, baseados no Salmo 8 Quem sou eu? e orientados pela Irmã Beatriz, membro da Direcção, a Presidente da Caritas de Beja, Maria Teresa Chaves, deu início aos trabalhos saudando e apresentando todos os participantes e recordando os objectivos que nortearam este encontro. Em seguida, deu a conhecer as várias valências da Caritas que preside, através da apresentação de um power-point. Salientou a importância e a dinâmica de todas as valências e realçou o empenho da Caritas de Beja na aplicação do Projecto Mais Próximo.
Durante os trabalhos, o debate foi sempre vivo e esclarecedor, concluindo-se que estes encontros são muito úteis e que todos beneficiam do intercâmbio de ideias e da partilha de esforços e recursos, dando igualmente “a possibilidade de centrar as nossas actividades e envolver as paróquias, sobretudo as raianas”.
O encontro de Beja marca o início de um novo ciclo, através de uma proposta de trabalho que assenta em quatro linhas de acção: 1. O estudo sobre a realidade de emprego na zona raiana e consequências na mobilidade geográfica; 2. A criação de um mapa de recursos da rede; 3. A formação dos agentes; 4. A sensibilização. Esta proposta base será desenvolvida, ao longo de 2013, através de acções concretas, em cada uma das dioceses.
Em Outubro de 2011, incentivadas pela Caritas Portuguesa e pela Caritas Espanhola, as Caritas, de ambos os lados da fronteira, retomaram um processo de conhecimento mútuo, com vista a cooperarem melhor na superação dos desafios da raia. Realizaram-se, posteriormente, seis encontros que culminaram com a apresentação desta proposta. O próximo encontro ficou marcado para 7 de Março na Diocese de Badajoz.
Após a conclusão dos trabalhos, os participantes visitaram, orientados por uma guia cedida pela Câmara Municipal de Beja, alguns dos monumentos mais importantes da cidade de Beja.
Deixar uma resposta