Comunidade de Inserção reforça a sua importância junto do Centro Distrital de Segurança Social de Beja
Dirigida a pessoas de famílias em situação de vulnerabilidade que necessitam de ser apoiadas na sua integração social, a reunião permitiu aos técnicos do Centro Distrital de Segurança Social de Beja tomar conhecimento da evolução desta resposta, esclarecer dúvidas e apresentar questões, numa lógica de trabalho articulado e em rede que possa no futuro resultar em sinalizações e encaminhamentos de pessoas e/ou famílias em necessidade de serem ajudadas e apoiadas na sua inserção social, pessoal e profissional.
Esta reunião permitiu apresentar um balanço do trabalho desenvolvido desde Janeiro até Outubro, no quadro dos objetivos desta resposta social, que ultrapassam a assistência imediata às pessoas em situação de carência, reforçando a necessidade de trabalhar a “pessoa” no seu todo, procurando a transformação do ser humano e a recuperação de sua dignidade.
Desde Janeiro de 2014, foram admitidas nesta resposta 25 pessoas, uma família e um casal, com uma maior predominância de homens (18) e mulheres (9), 2 crianças, numa média de idades de 38 anos. A problemática com maior frequência é a da exclusão social (20), sem abrigo (6) e violência doméstica (1). De acordo com o diagnóstico realizado no processo de admissão foram encaminhados para outros serviços/respostas 8 casos.
Até ao momento, foram inseridos social e profissionalmente 4 casos e actualmente encontram-se 16 em formação com vista à certificação/revalidação de competências.
Esta resposta trabalha, de forma articulada e em rede, com os diversos parceiros na área social, de formação e emprego, nomeadamente, o NERBE, ACOS, IEFP, ULSBA, IPDJ, CMB, CDSSB, Colectividades de Cultura Recreio e Desporto, entre outros, por entendermos a inserção destes casos como uma responsabilidade colectiva da sociedade civil.
Ao Centro Distrital da Segurança Social de Beja, bem como a todos os parceiros desta estrutura o nosso agradecimento pela disponibilidade demonstrada.
Deixar uma resposta