Visita a Serpa pela Comunidade Terapêutica
Os residentes e os técnicos da Comunidade Terapêutica da Cáritas Diocesana de Beja realizaram, no dia 28 de Junho, uma visita a Serpa.
Tratando-se de um grupo de pessoas em regime de internato de consumos, a equipa técnica acordou, aquando da planificação da visita, que a mesma deveria seguir uma lógica terapêutica, visando o estímulo da existência e da utilidade social.
Esta visita, previamente agendada e programada em colaboração com a autarquia de Serpa, iniciou-se na Musibéria, escola de danças e música do mundo ibérico.
Após esta visita, houve oportunidade de passear pelo centro histórico de Serpa, tendo o técnico de Turismo, Rui Charraz, que acompanhou o grupo, explicado alguns pontos de interesse nas ruas e no castelo por onde circulámos.
O Museu Histórico e Etnográfico de Serpa foi outro dos interessantes locais visitados pelo grupo da C.T., tendo a técnica deste museu, Ana Beja, referido a importância que hoje têm, os costumes e as profissões de antigamente, tentando, simultaneamente, captar o sentido de auto existência, num contexto terapêutico dos residentes.
Finalmente, o grupo visitou a Casa do Cante, situada na Rua dos Cavalos, onde o monitor João Batista da C.T. teve oportunidade de esclarecer o que é efectivamente o Cante Alentejano, quais as suas origens, valor e preservação, bem como a importância na passagem de afectos e testemunho entre os alentejanos.
Esta visita só foi possível graças à cortesia da Câmara Municipal de Serpa que, mais uma vez, de forma profissional e experiente, acedeu a receber utentes da Cáritas Diocesana de Beja.
O nosso muito obrigado e bem hajam pela disponibilidade.
Deixar uma resposta