COMUNICAÇÃO e RELAÇÃO de AJUDA
PALESTRA com o Mestre Fernando de Almeida Leite de Sampaio
A Cáritas Diocesana de Beja promoveu, na tarde de 18 de novembro 2014, uma palestra subordinada ao tema Comunicação e Relação de Ajuda, dinamizada pelo Mestre Fernando de Almeida Leite de Sampaio.
O palestrante, licenciado em Teologia e em Psicologia Clínica, é também Mestre em Ciências Religiosas e Ética, em Psicologia Clínica e Psicopatologia. Acumula ainda formação em Psicoterapias, na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves. Tem um percurso pastoral de contato com doentes, há mais de 25 anos, em cargos como Coordenador dos Capelães do Patriarcado de Lisboa, Coordenador Nacional dos Capelães Hospitalares e capelão no Instituto Português de Oncologia, do Hospital de Santa Maria e Hospital Júlio de Matos. Leciona a Cadeira de Psicologia da Religião, na Universidade Católica e as suas obras publicadas são A Cura pela Fé: dimensão terapêutica da Unção dos Enfermos e Relação Pastoral de Ajuda: boas práticas no acompanhamento espiritual de doentes.
Este encontro visou esclarecer questões ligadas à Relação Pastoral de Ajuda, analisando métodos e técnicas de acompanhamento a doentes, familiares, voluntários, profissionais ou outras pessoas que necessitam de ajuda.
“Não basta fazer o bem. É necessário fazê-lo bem”. Foi desta forma que o dinamizador do evento iniciou a sua palestra.
Para responder às difíceis e exigentes situações que diariamente se põem, àqueles que trabalham com doentes graves, foram expostos, com clareza, casos concretos de pessoas em sofrimento e necessitadas de ajuda. Com base nesses exemplos, o orador apresentou instrumentos de ajuda para realizar, com competência, um trabalho que sempre se deseja eficaz. “
Seguindo um conceito elevado de boas práticas, pode-se conseguir uma assistência positiva nos objectivos e promotora de esperança e de bem estar”, concluiu, com a concordância da assembleia muito interessada e participativa que, desde o início, partilhou experiências e debateu situações.
Deixar uma resposta