Conselho Geral da Cáritas Portuguesa
4, 5 e 6 de abril
Cáritas Diocesana de Beja
De 4 a 6 de Abril de 2014, reuniu em Beja, na sede da Cáritas Diocesana, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa. A abertura dos trabalhos foi presidida por D. António Vitalino Dantas, Bispo da Diocese e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana.
Recordando a missão da Cáritas em Portugal, D. Vitalino desejou ao Conselho um trabalho frutífero capaz de dar sinais claros de esperança, de pobreza, “fazendo-nos pobres com os pobres” e de transformação, testemunhando a mudança no ambiente eclesial, social e até mesmo político.
Na sua intervenção de abertura, o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, destacou o desafio que se coloca, actualmente, ao país mas também à Igreja e à rede nacional Cáritas. Sublinhando a expectativa vivida pela aproximação do fim do programa de assistência económica e financeira, o presidente da Cáritas Portuguesa recordou que este é um momento de se reforçar a cooperação, união e partilha de recursos e experiências, especialmente nos que visem a autonomia económica e social dos nossos concidadãos.
A Cáritas tem, na sua missão, o apoio de emergência às populações em situações de maior desfavorecimento, mas deve ir sempre mais longe do que isso, tendo em conta, a urgência do empenho na luta contra as causas da pobreza e da exclusão social. Neste sentido, foram apresentados dois projetos que estão a ser implementados durante este ano: “Dar e Receber”, numa parceria com a ENTREAJUDA para a criação de uma plataforma de partilha de bens doados, bem como a criação de grupos locais de acção social e revitalização dos existentes e o projecto “Criatividade – Franchising Social Potenciado pelo Marketing Social” que visa apoiar pessoas em situação de desemprego que apresentem uma ideia para a criação do seu próprio posto de trabalho, através de experiências de empreendedorismo.
No âmbito da Comissão para a Cidadania da Cáritas Portuguesa, foram apresentadas as actividades realizadas por este grupo de trabalho, informando estarem a construir uma candidatura de financiamento que permita às Cáritas Diocesanas interessadas e não abrangidas pelo projecto “Dar e Receber”.
No âmbito da campanha mundial “Uma ó família humana, alimento para todos” e aproveitando a realização do Conselho Geral, realizou-se uma conferência, aberta ao público, sobre a temática do direito à alimentação, à luz do Pensamento Social Cristão. Esta temática foi apresentada por Carluccio Giannini, voluntário da Cáritas Espanhola, e Alfonso Apicela, coordenador da campanha global da Caritas Internationalis. Trouxeram a visão internacional desta campanha, os seus objetivos, iniciativas e propostas. Deste encontro saiu reforçada a importância da implementação desta campanha na realidade portuguesa.
Na sequência da proposta apresentada pelo Conselho Pontifício da Família e pela Caritas Internationalis em ordem à preparação do Sínodo Extraordinário sobre a Família, a realizar no Vaticano, em Outubro próximo, o Conselho Geral reflectiu sobre a melhor forma de dar o seu contributo nesta preparação. Cada Cáritas Diocesana verá qual a melhor forma de o fazer a nível da sua diocese, fazendo chegar os contributos até ao dia 15 de junho.
Foi avaliada a evolução da forma como está a decorrer a execução do plano estratégico da Cáritas definido até ao ano de 2016.
Procedeu-se a uma primeira reflexão sobre o modo como decorreu a Semana Nacional Cáritas que se celebrou entre os dias 17 e 23 de março. Foi, mais uma vez, referida a complexidade de se obterem os resultados alcançados no Peditório Público do número elevado e dispersão das paróquias, o que complica a recolha dos mealheiros distribuídos por elas. Sublinhou-se a importância de reforçar a relação com a sociedade civil, transmitindo uma mensagem clara do significado do Peditório Público e do impacto desta iniciativa na actividade diária da Cáritas. A Semana Nacional Cáritas deverá começar a ser preparada com maior antecedência, até para obviar a dificuldade atrás mencionada, tendo sido acordado realizar um encontro nacional, orientado pela Cáritas Diocesana de Coimbra, com vista à preparação do Peditório Público do próximo ano.
A Cáritas Portuguesa apresentou uma proposta deixada pela Cáritas de Jerusalém, no sentido de se conseguir um apoio, na área da saúde, à população mais pobre da Palestina. Foram debatidas outras formas de prestar apoio à Cáritas de Jerusalém, nomeadamente, solicitando o apoio dos peregrinos portugueses à Terra Santa.
Foram também apresentados, ao Conselho Geral, os resultados finais dos projectos concretizados no Sri Lanka, no Haiti e os que estão em curso na campanha a favor das Filipinas.
Por último, todos os participantes saudaram de forma jubilosa a tomada de posse oficial, que hoje acontece, de D. António Francisco dos Santos, como Bispo do Porto, formulando votos que continue a ser tão fecundo o seu ministério apostólico como tem sido até aqui.
Os trabalhos encerraram-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Vigário-Geral da Diocese, na Sé Catedral de Beja.
Beja, 6 Abril de 2014
Deixar uma resposta