Crianças Cáritas
No Cine – Teatro Pax Julia, em Beja, no dia 14, pelas 14.30h, teve lugar um debate com o testemunho de uma das 5.500 crianças acolhidas em Portugal, após a Segunda Guerra Mundial, e foi inaugurada a exposição Crianças Cáritas que tem como objectivo dar conhecer o projecto de acolhimento de crianças austríacas, durante a II Guerra Mundial, promovido pela Cáritas Portuguesa.
Marcaram presença cerca de 90 participantes, entre os quais o Senhor Bispo de Beja, a Senhora D. Fini Gradisching, o Cabo Rodrigues, em representação da GNR; da CPCJ Beja, a Dra. Teresa Rosa; do Centro Distrital Segurança Social de Beja, a Dra. Helena Barreto; da Câmara Municipal de Beja, o Vereador Manuel Oliveira; professores e alunos dos agrupamentos de escolas de Beja; colaboradores e membros da Direcção da Cáritas Diocesana de Beja.
A Presidente da CDB, após um discurso de boas vindas e de reflexões sobre o tema em debate, agradeceu à Embaixada da Áustria a vinda desta exposição a Beja, a cedência do espaço e serviços por parte do Pax Julia e a disponibilidade da Sra. D. Fini Gradishing, verdadeiro testemunho vivo da época e dos acontecimentos que a marcaram.
Este testemunho, atentamente escutado pela audiência, constituiu o ponto mais importante da iniciativa e despoletou um animado debate.
Deixar uma resposta