Horta – Nova Esperança
Horta – Nova Esperança, novo projecto social da Cáritas
A Cáritas Diocesana de Beja tem um novo projecto de inovação e empreendedorismo social que visa a capacitação, qualificação e certificação de pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social que se dirigem ao nosso atendimentos e/ou estão nas nossas respostas sociais.
A partir de uma quinta, propriedade da Cáritas Diocesana de Beja, com aproximadamente 5 hetares, pretende-se, garantir pelo menos três respostas ao problema do desemprego dos nossos utentes:
1) Capacitar e qualificar utentes afetos à comunidade terapêutica ali existente (em regime de internato), ajustando o programa de recuperação de ex-alcoólicos e ex-toxicodependentes, bem como outras pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social, nomeadamente: desempregados, vítimas de violência doméstica, ex-reclusos e sem abrigo que se encontram cobertos pelas respostas sociais a um plano de formação ajustado ao perfil.
2) O escoamento da produção de alimentos (hortícolas, aromáticas e frutícolas) na quinta para o refeitório da instituição, que serve cerca de 120.000 refeições por ano,nos mais diversos equipamentos sociais existentes, viabilizando-se de forma sustentável a instituição e permitindo o reforço da ajuda alimentar.
3) A Inclusão social de pessoas em processo de exclusão social ao abrigo de um compromisso social a realizar com as empresas agrícolas da região – Esta qualificação e inclusão visa assim encontrar soluções para estas populações, indo ão encontro às necessidades de mão-de-obra preferencialmente na área agrícola, na medida em que se observa a fixação de inúmeras empresas deste sector no Alentejo, originado pelo investimento do regadio do Alqueva.
Este projecto conta, inicialmente, com uma parceria entre EDIA ( Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva), o Instituto Politécnico de Beja (Escola Superior Agrária) e a Cáritas Diocesana de Beja. Está previsto o alargamento a outros parceiros.
O projeto foi recentemente candidatado á fundação EDP para possível financiamento através do Programa EDP Solidária: Inclusão Social 2015, o qual tem como principal foco apoiar Investimentoe em projetos que têm como objetivo atenuar situações sociais reconhecidamente relevantes, em particular intervenções que promovem a inclusão social e o empreendedorismo social, e que se revelem sustentáveis, e que a Cáritas Diocesana de Beja se revê no projecto apresentado.
Deixar uma resposta