Comunidade Terapeutica Horta Nova
Os residentes da Comunidade Terapêutica Horta Nova, ao longo do tratamento, desenvolvem diversas atividades de lazer. Durante o Verão, essas atividades são ao ar livre, nomeadamente piqueniques, em parques vocacionados para o efeito, passeios de bicicleta, idas à piscina, praia fluvial e praia marítima. Durante o Inverno, essas atividades ocorrem, sobretudo, no espaço da Comunidade Terapêutica, tais como jogos de mesa, jogos tradicionais, matraquilhos e jogos de futebol. No entanto, também vão ao cinema, a concertos e outros espetáculos da agenda cultural do Cineteatro da cidade, à biblioteca, a museus e a exposições.
Estas atividades estão enquadradas numa das três componentes que constituem o Programa Terapêutico, designada por Componente de Lazer.
O lazer tem um importante papel em contribuir para a qualidade de vida do ser humano, pois ele afeta diretamente o estado emocional, saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal do indivíduo. A finalidade da prática de atividade lúdica, no tempo livre, é promover o bem-estar dos utentes. Com isto, o utente aprende que a prática do lazer tem como princípio o prazer, sendo que a busca desse prazer acontece nos tempos livres. Assim, o tempo destinado ao lazer será de suma importância, pois irá contribuir plenamente para o desenvolvimento global e harmonioso do utente.
Seguindo esta linha de pensamento, concluímos que várias atividades lúdicas, quando praticadas nas horas de lazer, têm uma enorme capacidade de promover a satisfação e o prazer, além de promover um grande desenvolvimento humano, pois levam ao entendimento de valores como: solidariedade, companheirismo, respeito, coletividade, entre outros.
Podemos afirmar que o lazer proporciona um alívio para as tensões que o utente adquire durante o dia a dia no tratamento. Sabemos que o stresse os pode levar a alguns conflitos que estão relacionados com fenómenos sociais da vida em comunidade.
Desta forma, a prática de algumas atividades de lazer, contribuem para um aumento de relaxamento e qualidade de vida dos utentes proporcionando assim um ganho significativo no seu bem-estar em tratamento.
Deixar uma resposta