Circulo de Silêncio 28 de Junho – Portas de Mértola – Direitos na Infância.
O segundo Circulo de Silêncio organizado pela Cáritas Diocesana de Beja em parceria com a Câmara Municipal de Beja, Rede Social, Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza, Santa Casa da Misericórdia de Beja e a delegação de Beja da CPCJ e seus parceiros terá como tema os direitos na infância.
Nas palavras do Papa Francisco “As crianças são em si mesmas uma riqueza para a humanidade e também para a Igreja”. Mas eles também são os que mais sofreram e sofrem as consequências das crises económicas e aqueles que, mais seriamente, violaram seus direitos.
De acordo com dados da UNICEF, as crianças, são quase metade das 900 milhões de pessoas que vivem no mundo com menos de 1 Dólar e 90 por dia. Estima-se que 246 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil e exploração e que haja 230 milhões de crianças vivendo em áreas de conflito armado.
Em Portugal e de acordo com os últimos Censos (2011), existem 1 572 329 crianças até aos 14 anos, um número reduzido, conforme o que tem sido dito, para uma população de 10 562 178 de habitantes.
Um total de dois milhões e 399 mil portugueses estavam em risco de pobreza ou exclusão social em 2017, sendo que 18% (431 mil) eram menores de 18 anos.
Como diz o Papa Francisco “Uma sociedade que abandona as crianças e marginaliza os idosos, corta as suas raízes, escurece o seu futuro.” A partir da Cáritas e de todos os seus parceiros renovamos o nosso compromisso hoje.
Comprometidos com a situação das crianças, Porque o nosso compromisso melhora mundo!