Conselho Geral da Cáritas Diocesana
Cáritas Diocesana de Beja, em Fátima, no Conselho Geral da Cáritas Diocesana
O Conselho Geral da Cáritas Portuguesa reuniu, em Fátima, nos dias 15 e 16 de novembro, dezassete das vinte Cáritas Diocesanas que o compõem.
A Cáritas Diocesana de Beja fez-se representar pelo seu Presidente, Diácono Florival Silva e a vice-presidente, Maria de Fátima Prazeres. Os trabalhos começaram, com a presença de D. Jorge Ortiga, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, que relembrou a importância deste espaço de trabalho como uma oportunidade de solidificação de convicções.
Tendo sido reconduzido no cargo de presidente da Cáritas Portuguesa, o Dr. Eugénio Fonseca, para o novo mandato, definiu três prioridades: “estreita cooperação com as Cáritas Diocesanas, respeitando sempre a sua identidade e autonomia; melhoria da organização, gestão e viabilidade financeira dos serviços da Cáritas Portuguesa, integração nos objetivos e atividades da Caritas Internationalis e da Cáritas Europa, visando em especial: o contributo da Cáritas em Portugal a favor de outros povos, nomeadamente os lusófonos”.
D. Jorge Ortiga reforçou na sua intervenção, as duas características que dão identidade à caridade: gratuidade e formação. No que respeita a formação, D. Jorge sublinhou a importância e a mais valia que representa o programa “+Próximo”, lembrando que “a caridade é imprevisível mas não é se improvisa”. D. Jorge sublinhou que os módulos de formação que compõem este programa são uma grande oportunidade para todos os grupos de ação social da Igreja.
Durante os dois dias, em agenda, estiveram temas como Fundos Estruturais Europeus para 2014-2020; Plano de Ação e Calendário, Orçamento Previsional e Plano Estratégico (2015); Projetos: Dar e Receber, + Próximo e Campanha “Uma só família humana, alimento para todos”; NOS; Cria©tividade; IN SPIRA e GIAS. Foram também analisados: a nova legislação sobre o RLIS (Rede Local de Intervenção Social), a Semana Nacional da Cáritas e a Operação “10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz”.
No domingo, durante a Celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, foi feita a entrega da Luz da Paz que partiu para todas as dioceses do país, dando início a esta operação.
No final desta celebração, transmitida em direto pela TVI, e integrada no programa 8º Dia, foi entrevistado o Presidente da CDB para apresentação de projetos em curso, nesta instituição. Atuou ainda um grupo de cante alentejano, “Os Moços da Aldeia”, de Cabeça Gorda, respondendo ao convite feito à Cáritas de Beja para divulgação do Projeto “Azeite Solidário, uma Gota de Esperança”. O grupo de cante alentejano compôs e apresentou, pela primeira vez, uma “moda”, expressamente dedicada ao Projeto “Azeite Solidário”.
Deixar uma resposta