Apresentação do relatório «Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento em Portugal»
Apresentação do relatório «Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento em Portugal»
O professor Pedro Góis, responsável pelo Estudo ‘Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento em Portugal’, destacou o contributo dos migrantes para a sociedade e afirmou que é preciso “estar atentos e detetar casos” de quem pareça não estar “incluído socialmente”.
A grande mudança que este estudo e esta intervenção com a Cáritas vai permitir é mudar o enfoque das políticas para as práticas e focarmos no individuo: Percebermos que temos leis geralmente bastantes progressistas, mas necessitamos ter práticas adequadas.
A Cáritas Diocesana de Beja, fez-se representar pela coordenadora do seu CLAIM que partilhou o exemplo do Centro de Apoio à Integração de Migrantes da Cáritas que pretende perceber as condições em que os migrantes vivem e quais as necessidades que sentem. Este serviço da Caritas, financiado pelo FAMI está presente nos concelhos de Beja, Vidigueira, Cuba, Alvito, Ferreira do Alentejo e Aljustrel.
Ana Soeiro destacou também que são parceiros de um projeto do Município de Beja ao nível da mediação intercultural na área da migração que pretende fomentar a procura ativa de trabalho junto de entidades agrícolas e organização de cursos de alfabetização que facilitem a integração dos migrantes.