Caritas trabalha para construir uma rede sociocaritativa diocesana.
A Cáritas Diocesana de Beja representada pelo presidente, colaboradores técnicos das respostas sociais e animador da pastoral social, reuniram com o Pároco, padre Pedro Rodrigues com o objetivo de criar relações de proximidade e estabelecer uma rede sociocaritativa diocesana com as paróquias. Potenciar e criar laços entre a Ação Social local e a Ação Sociocaritativa nas paróquias, é uma realidade cada vez mais incrementada pela Cáritas Diocesana de Beja, de forma a gerir melhor os recursos disponíveis e criar redes de solidariedade social.
O padre Pedro Rodrigues, que tomou recentemente posse das paróquias de Vidigueira, Marmelar e Alcaria da Serra, manifestou todo o interesse em trabalhar em rede, com a Cáritas Diocesana e outras instituições da área social do seu território, e envolver a comunidade paroquial para a organização da Caridade.
Ao nível dos imigrantes, o padre Pedro, relatou com agrado a sua experiencia de longos anos em Londres onde trabalhou nesta área, e que pode replicar agora nas suas paróquias, onde a imigração é uma realidade crescente e com muitos problemas. Disponibilizou se também para cooperar com o CLAIM, facilitando uma sala na paróquia para atendimento e apoio. Dando assim corpo ao que o Papa Francisco pede às paróquias, através da campanha por ele lançada de “Partilhar a Viagem – Acolher, Promover, Integrar e Proteger Migrantes e Refugiados”.