Circulo de Silêncio Pelos Direitos das Pessoas com Doença Mental
Organizado pela Caritas Diocesana de Beja, Câmara Municipal de Beja, Santa Casa da Misericórdia de Beja, Delegação de Beja da EAPN, Associação Aris da Planície e Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSBA com o lema “Pelos direitos das pessoas com doença mental”.
Quando falamos de saúde mental, falamos de um conceito positivo e universal. A Saúde Mental é um direito.
Sobre a doença mental recai o fardo do estigma e do preconceito e a discriminação, também suportados pelos doentes e famílias. O estigma impossibilita a integração, a inclusão social e a participação ativa dos doentes e suas famílias.
O Círculo do Silêncio focou-se nos direitos das pessoas com doença mental e, a partir daqui, exigimos o respeito pela dignidade e direitos dessas pessoas, nomeadamente:
O investimento na saúde mental deve ser uma prioridade nas opções dos decisores políticos e das políticas públicas a nível nacional, regional e local.
O acesso aos serviços e cuidados terapêuticos, sem exceção, devem ser garantidos.
O investimento na Psiquiatria da Infância e Adolescência deve constituir-se como uma prioridade;
A melhoria da articulação entre os serviços locais de saúde mental e os cuidados de saúde primários, para que grande parte das situações de depressão e ansiedade possam ser acompanhadas nos centros de saúde;
A necessidade de se esbaterem as assimetrias regionais que existem ao nível dos recursos humanos “Todos somos cidadãos”.
A constituição e reforço das equipas comunitárias de saúde mental, que integrem médicos, enfermeiros especialistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros profissionais no SNS.
O investimento nos Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental
O acesso a condições sociais plenas e de qualidade, em particular no que diz respeito a habitação e trabalho protegido.
Este Círculo de Silêncio ficou maior porque é celebrado também em Beja, cidades de Espanha e França. O mesmo será remetido para as entidades e organismos públicos com responsabilidade e dever de atuação na área da saúde mental.