“O Impacto da imigração no setor agrícola: o caso do Alentejo”
No âmbito do projeto “O Impacto da imigração no setor agrícola: o caso do Alentejo”, a decorrer no Centro de Investigação e estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL), a Cáritas participou na respetiva apresentação na Universidade de Évora.
O projeto, financiado pelo Fundo Europeu Asilo, Migração e Integração (PT/2018/FAMI/352) tem como objetivo avaliar o impacto da imigração na agricultura Portuguesa, com enfoque particular na região do Alentejo. A integração de trabalhadores estrangeiros e a expansão da procura de mão de obra estrangeira no sector agrícola Português constituem um paradoxo atendendo ao declínio do meio rural observado no século XX. A metodologia do projeto assenta no desenvolvimento de questionários por inquérito online com entidades empregadoras e trabalhadores estrangeiros, bem como entrevistas com os principais agentes públicos relevantes nesta matéria.
Neste âmbito também a Cáritas partilhou a sua visão, numa entrevista, com o objetivo de compreender melhor este paradoxo e conhecer as perceções dos diferentes agentes sobre o fenómeno da imigração na região do Alentejo e a sua inserção no sector agrícola.