HumanaMente @ctivos – No combate à COVID 19
A Cáritas Diocesana de Beja submeteu ao programa CUIDA da Fundação Calouste Gulbenkian, um projecto denominado “humanamente @ctivos” e que cuja candidatura foi aprovada.
Este projecto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto da Segurança Social e tem como parceiros a associação Alememória e o município de Beja.
O principal foco do projecto é a prevenção de demências, ocupação do ócio, e do envelhecimento activo, através da tele-terapia e da terapia ocupacional. Numa lógica de intervenção multidisciplinar e com recurso a novas tecnologias, procuraremos desta forma atenuar o isolamento da população idosa que a Cáritas já acompanha e contribuir não só para a satisfação das suas necessidades básicas, mas também para a melhoria do seu bem-estar.
Sabemos que os idosos são o público de risco que está mais vulnerável ao COVID 19. Os efeitos provocados pelo período de confinamento e distanciamento social, colocam o público sénior num período indeterminado de tempo, longe da família, dos momentos de convívio, das actividades de rua e interação, podem contribuir para a depressão, baixa auto estima e demência, algo que queremos mitigar.
Por tudo isto seremos HumanaMente @ctivos, no combate à COVID 19