“Incorpora”, Caritas e arqueologia, juntos para criar emprego em Beja.
Excluidos do mercado de trabalho. Hoje, integram a equipa que participa em escavações arqueológicas, em Beja. No âmbito do programa Incorpora, com o apoio da Caritas Diocesana de Beja e do Projeto Arqueologia das Cidades de Beja.
A integração de José e de Luís “demonstra que existe espaço na sociedade para que pessoas em situação de sem abrigo, acolhidas em alojamentos temporários ou de emergência, podem ser chamados a contribuir para a sociedade, passando de beneficiários de apoios sociais, para contribuintes do sistema público”, salienta Márcio Guerra.
“A integração foi fácil, porque em Arqueologia, pela natureza própria do trabalho, no qual todos fazemos de tudo e onde a qualidade do trabalho depende da entreajuda e da compreensão daquilo que fazemos uns e outros e das decisões que tomamos, cada um de nós tem um papel importante na leitura dos arquivos da terra”, diz M Conceição Lopes
O Programa Incorpora, da Fundación “la Caixa” é desenvolvido em colaboração com o Banco BPI e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.
A nível nacional e em 2020, em plena pandemia, o programa Incorpora estendeu a sua rede a todo o território continental, gerando 1333 novos postos de trabalho em colaboração com 508 empresas. Das pessoas integradas, 105 apresentam incapacidade e as restantes dividem-se por outros grupos com dificuldades de encontrar emprego, entre as quais, pessoas com mais de 45 anos, jovens em risco de exclusão social ou pessoas migrantes.
A Rede Incorpora integra 58 entidades sociais com 113 técnicos, que atenderam 5415 pessoas em risco de exclusão social. Geriu 2573 ofertas de trabalho e visitou 1764 empresas para apresentar o programa.
Notícia completa em:
https://sicnoticias.pt/janela-de-esperanca/temas/mais-esperanca/2021-05-04-Incorpora-Caritas-e-arqueologia-juntos-para-criar-emprego-em-Beja-fbab091b?fbclid=IwAR2oZeqjcXgvQ54dnAnry8ei4Cquw-xsWmYfTJtLsbHcuvn3ZyXRrcEfsWA