Recolha de alimentos “Cáritas é Amor, Ajude-nos a Ajudar”
Criada em 2020 durante o 1.º confinamento em virtude da pandemia COVID 19 e as consequências que a mesma teve na vida de muitas pessoas e famílias que à Cáritas Diocesana de Beja recorreram para pedir ajuda alimentar, em 2021 esta campanha teve de ser retomada em março para responder aos efeitos da 3.ª vaga.
Os motivos que levaram à conceção desta campanha em 2020 estavam na altura relacionados com um aumento superior a 25% no número de pessoas a pedir apoio, em comparação com o ano anterior (2019). Aquando da 3.ª vaga, no presente ano de 2021, a campanha foi retomada e destinada para apoiar pontualmente os casos de emergência a famílias e pessoas que não eram abrangidos pelos programas da segurança social, nos quais a assumimos um papel interlocutor e mediador, e cujos recursos financeiros do fundo de emergência social da Cáritas Diocesana de Beja não tinham capacidade de resposta para “acudir” às diversas situações que nos chegavam.
Em ambos os momentos a resposta solidária de particulares e empresas foi de tal forma generosa que permitiu à Cáritas recolher cerca de 2.600 Quilos de alimentos traduzidos no apoio direto a 301 pessoas, distribuídas um pouco por toda a diocese, com maior expressão no concelho de Beja.
Contudo e apesar do levantamento das restrições sanitárias tendo em conta a evolução favorável da pandemia, existem famílias que pontualmente carecem de apoio alimentar de forma urgente. Assim e porque os recursos financeiros do fundo de emergência social da Cáritas Diocesana de Beja não têm de momento capacidade de resposta para “auxiliar” às diversas situações que nos chegam, privilegiando as situações de rendas em atraso, pagamentos de luz, agua e gás, bem como despesas de saúde, decidiu a Cáritas Diocesana de Beja, alterar o modelo de campanha de recolha de alimentos de pontual para permanente, assumindo-se a mesma, como um complemento à ação social do atendimento na diocese e no concelho de Beja.
Desta forma lançamos o apelo a todos os que voluntariamente possam participar, dirigindo-se para o efeito às nossas instalações, sitas em Rua Afonso Lopes Vieira n,º 18, entre as 09:30/17:30, de 2.ª a 6.ª Feira, ou entrando em contacto para o número 962334787 ou 284 312 210 de forma a combinar-se outra hora e procedermos à recolha dos artigos no domicílio.
Os artigos solicitados são:
Produtos de higiene pessoal: gel de banho, champô, pasta dos dentes e escovas de dentes, giletes para a barba e espuma de barbear;
Géneros alimentares: Leite, cereais, papas, bolachas, chocolate em pó para o leite, marmelada, café, chá, arroz, massas;
Enlatados: grão, feijão, ervilhas, polpa de tomate, atum, sardinha, salsichas de aves e de porco, manteiga, queijo, azeite, óleo, sal.
Frescos com alguma durabilidade: batatas, cebolas, bem como pescada congelada, frango congelado, legumes congelados (feijão verde, brócolos, cenoura, mistura de vegetais, alho francês ou outros).
Bens essenciais para bebé: tamanhos 2, 3 e 4, produtos de bebé (shampoo, gel banho, creme muda fraldas), toalhitas e afins;