Relançamento da campanha de recolha de alimentos “Cáritas é Amor, Ajude a Ajudar”
A Cáritas Diocesana de Beja registou em 2020 um aumento superior a 25% no número de pessoas a pedir apoio, em comparação com o ano anterior. O aumento reflectiu-se num apoio a 5.863 pessoas, correspondente a 2.419 famílias, no ano marcado pelo início da pandemia de covid-19, em março, em contraste com as 3.883 pessoas de 1.927 famílias apoiadas em 2019. Este aumento teve um impacto ainda maior do ponto de vista financeiro, tendo a Cáritas Diocesana de Beja mobilizado um total de 27.342 euros repartidos entre o Fundo de Emergência Social Diocesano e verbas angariadas pelos Grupos Paroquiais de Ação Social. Trata-se de um aumento de 32,7% em relação a 2019, ano no qual foram gastos 20.594 euros em donativos financeiros para apoios económicos a famílias com dificuldades.
Estes números levaram a que aquando do primeiro confinamento tivéssemos que lançar a campanha “Cáritas é Amor, Ajude a Ajudar” em 2020, que contou com a parceria da OLIVUM, em que os seus associados quiseram de forma solidária contribuir gratuitamente com a doação de azeite, que integrou os cabazes alimentares e permitiu confecionar cerca de 14.000 refeições. Conseguimos igualmente com o contributo de particulares e empresas a recolha de géneros alimentares e artigos de higiene, apoiando ao longo do ano de 2020 entre Maio e Dezembro, 301 pessoas, num total de 147 cabazes alimentares.
Este ano e tendo por base a falta de recursos alimentares, que são destinados para apoios pontuais e de emergência a famílias e pessoas que não são abrangidos pelos programas da segurança social, nos quais a Cáritas Diocesana de Beja é interlocutora e mediadora, e porque os recursos financeiros do fundo de emergência social da Cáritas Diocesana de Beja não têm de momento capacidade de resposta para “acudir” às diversas situações que nos chegam, é relançada a campanha “Cáritas é Amor, Ajude a Ajudar” de forma a não deixar ninguém para trás.
Em 2021 já foram apoiadas 63 pessoas e foram realizados 31 cabazes, sendo que de momento não dispomos em stock, alimentos e artigos de higiene para responder aos pedidos que nos chegam.
Desta forma lançamos o apelo a todos os que voluntariamente queiram e possam participar, dirigindo-se para o efeito às nossas instalações, sitas em Rua Afonso Lopes Vieira n18, entre as 09:30/18:00, de 2.ª a 6.ª Feira Rua Afonso Lopes Vieira n18, ou entrando em contacto para o número 924385031 de forma a procedermos à recolha dos artigos no domicílio.
Os artigos solicitados são:
Produtos de higiene pessoal: (gel de banho, champô, pasta dos dentes e escovas de dentes, giletes para a barba/espuma);
Géneros alimentares: Leite, cereais, papas, bolachas, chocolate em pó para o leite, marmelada, café, chá, arroz, massas,
Enlatados: grão, feijão, ervilhas, polpa de tomate, atum, sardinha, salsichas de aves e de porco, manteiga, queijo, azeite, óleo, sal.
Frescos com alguma durabilidade: batatas, cebolas bem como pescada congelada, frango congelado.
Bens essenciais para bebé: fraldas desde 1 mês até aos 6 meses/1 ano, toalhetes, cremes
Sobre a campanha “Cáritas é Amor, Ajude a Ajudar”
Tem como objetivo poder angariar e distribuir alimentos pelos mais carenciados afetados pelo desemprego no âmbito da pandemia originada pelo COVID 19.
Esta angariação destina-se a colmatar as reservas de emergência da Cáritas Diocesana de Beja e é destinada a apoiar pessoas que ficaram desempregadas, pela pandemia do COVID 19, e os migrantes e que têm recorrido aos nossos serviços.
Os alimentos doados serão organizados em cabazes de emergência cuja constituição modular pretende ajudar uma pessoa durante um certo número de dias. Nestas condições o cabaz modular deverá ser constituído por uma embalagem de arroz, massa, esparguete, grão, feijão (frade, catarino, branco, manteiga), açúcar, bolacha, “nestum” mel, cereais, uma garrafa de azeite, óleo, ¼ de queijo flamengo, lata de atum, lata de salsichas, leite.