Reunião Geral de Colaboradores sobre VOLUNTARIADO na Cáritas Diocesana de Beja.
A Cáritas Diocesana de Beja apresentou hoje aos seus colaboradores o projecto de voluntariado que está a construir de forma a poder acolher, integrar e valorizar o VOLUNTARIADO nas suas diferentes respostas sociais.
O voluntariado faz parte da IDENTIDADE da Cáritas e a concretização da sua MISSÃO depende muito da participação dos voluntários.
Em período e contexto pandémico foram muitos os voluntários que deixaram de exercer a sua actividade na Cáritas, e que agora, depois de um longo período de afastamento são tão necessários para prosseguir o trabalho que temos vindo a realizar de forma ininterrupta em todas as respostas sociais.
Esta sessão contou com a participação do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, José Alberto Rosa e a Directora Técnica da ERPI, Ana Cristina Colaço, que nos trouxeram a sua experiência e conhecimento de 15 anos na área do voluntariado em Mértola e cujo testemunho e participação agradecemos e valorizamos.
Apesar do contexto pandémico e das consequências que a COVID19 nos trouxe enquanto entidade, a Cáritas Diocesana de Beja “não baixou os braços” candidatou-se e foi uma das 15 entidades selecionadas para integrar a etapa Sul & Ilhas do VOAHR Interior pela Pista Mágica – Escola de Voluntariado.
Actualmente estamos a beneficiar de um programa de capacitação em Gestão de Voluntariado do projeto, que irá decorrer ao longo de 6 meses – 1 mês de formação e 5 meses de consultoria.
Esta edição do VOAHR visa capacitar em Gestão de Voluntariado Organizações de Economia Social que atuam em zonas geográficas de baixa densidade populacional, interiores e afastadas dos grandes centros urbanos, assim como nas regiões insulares ultraperiféricas dos Açores e da Madeira.
——
Projeto em parceria com a EAPN Portugal e o Diretório Sector 3, financiado pelo mecanismo europeu EEA Grants, integrado no Eixo 4 do Programa Cidadãos Ativ@s/EEA Grants.