Sessão de Contos dinamizada por Cristina Taquelim, voluntária no Projeto HumanaMente @ctivos.
Durante o período de confinamento em virtude da pandemia COVID19 tiveram lugar várias sessões de promoção da leitura através de videochamadas entre a mediadora de leitura, Cristina Taquelim e os idosos abrangidos pelo projecto HumanaMente @ctivos. Estas sessões tiveram como objetivos: A promoção da leitura, escrita e oralidade, ao mesmo tempo que se procurou realizar estimulação das capacidades mentais, preservando as funções cognitivas, através da partilha, comunicação e a interação social entre os participantes e a voluntária.
Assim e porque durante cerca de 18 meses, os idosos abrangidos pelo projecto viram-se privados de frequentar a instituição que durante muitos anos os acolheu em diversas atividades de lazer e convívio no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário, teve lugar no dia no dia 14 de Outubro de 2021 um momento especial com o regresso de alguns dos idosos do projecto e do SAD às instalações da Cáritas Diocesana de Beja, uma vez que as medidas de saúde pública decretadas pela DGS e a elevada taxa de vacinação permitem o aliviar das medidas restritivas até aqui implementadas.
Nesta sessão estiveram presentes 8 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, e toda a equipa do Projeto HumanaMente @ctivos, que organizou uma sessão de contos e a partilha de diversos poemas elaborados por dois utentes, que ao longo das sessões dinamizadas on-line, ganharam o gosto pela escrita, partilhando com todos, palavras tão sentidas e bonitas.
Cada um deles tem o seu valor, a sua maneira de ser, de estar, de viver, de pensar e ouvir…mas todos eles são especiais, porque são um campo de partilha enorme, seja através da escrita ou apenas através do seu olhar, do carinho e das palavras que nos transmitem.
Os avós e os idosos não são sobras de vida, desperdícios para jogar fora. Mas são aqueles preciosos pedaços de pão deixados na mesa da nossa vida, que ainda nos podem nutrir com uma fragrância que perdemos, «a fragrância da memória».” Papa Francisco