Tomada de Posse Orgãos Sociais da Cáritas Diocesana de Beja
Teve lugar na passada quinta feira, dia 18 de novembro de 2021, pelas 15h30, a tomada de posse dos novos membros dos órgãos sociais da Cáritas Diocesana de Beja numa sessão presidida por Sua Excelência Reverendíssima, D. João Marcos, Bispo de Beja, que conferiu posse aos membros dos novos Corpos Sociais da Cáritas Diocesana, na Sé Catedral de Beja, para o quadriénio 2021 – 2025.
Nesta ocasião, que decorreu num ambiente de interioridade e apelo, participaram, nomeadamente, os novos empossados, membros que terminaram as suas funções, colaboradores e voluntários da Cáritas Diocesana de Beja.
Fátima Prazeres, da direção cessante recordou as palavras de Papa Francisco no discurso aos membros da Cáritas Italiana, proferido a 26 de junho de 2021, afirmando que “(…) Se não formos capazes de fitar os olhos dos pobres, de os fitar nos olhos, de os tocar com um abraço, com uma mão, nada faremos. É com os seus olhos que precisamos de ver a realidade, porque ao fitarmos os olhos dos pobres olhamos para a realidade de uma forma diferente da que está na nossa mentalidade (…)”.
Posteriormente foram apresentados os membros da nova Direção, seguindo-se a entrega da Provisão, pelo Bispo de Beja, e a leitura da ata de posse pelo assistente eclesiástico, Cónego António Domingos Pereira.
Órgãos sociais:
DIREÇÃO
Presidente – Isaurindo Manuel Biléu de Oliveira
Secretário – Sandra Maria Alves Fialho de Almeida Palma Ferro
Tesoureiro – Davide António Carvalhinho Sobral Soares
Vogal para a área da Responsabilidade Social – Luís Miguel Portela Morais
Vogal para a Pastoral Social – Pe. José Manuel Valente Bravo
Vogal para a área dos utentes – Romilson Silva Almeida
Assistente Religioso – Pe. António Domingos Pereira
CONSELHO FISCAL
Presidente – Francisco Alberto Pinto Alvarinho
Vogal – Claudino António Pereira de Matos
Vogal – João Martim de Portugal e Vasconcelos Fernandes
O novo presidente da Cáritas Diocesana de Beja, Engº. Isaurindo Oliveira, refletiu sobre a missão desta instituição na sociedade em geral e na diocese de Beja, afirmando que “Esta nova direção pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido, responder aos problemas identificados no território e otimizar os serviços prestados, em prol dos mais frágeis, sem deixar ninguém para trás”.
D. João Marcos exortou a nova direção para que cumpra esta missão num espírito de alegria e verdadeiro testemunho de Fé, relembrando que “A caridade cristã não é simples filantropia. Por um lado, é olhar para o outro com os próprios olhos de Jesus; por outro, é ver Jesus no rosto dos pobres. Este é o verdadeiro caminho da caridade cristã, com Jesus no centro, sempre com ânimo”