Visita da Fundação Calouste Gulbenkian
Visita da Fundação Calouste Gulbenkian.
No âmbito do programa Gulbenkian Cuida 2.0 e na sequência da atribuição, à Caritas Diocesana de Beja de um financiamento para a continuidade do nosso projeto HumanaMente @ctivos ao longo de 2021, a Fundação Calouste Gulbenkian, proporcionou uma sessão na modalidade presencial como oportunidade para a Fundação estabelecer um contacto próximo com o projeto “humanaMente @ctivos” e com as pessoas responsáveis pela sua conceção e implementação.
Esta sessão foi orientada por Dr. António Fonseca ( Psicólogo e Professor associado de Psicologia, na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e decorreu hoje entre as 15:00 e as 17:00, de acordo com o Plano de Contingência em vigor, no salão da Cáritas Diocesana de Beja, com a presença dos parceiros Câmara Municipal de Beja e a Alémemória, bem como do presidente da Cáritas, equipa de projecto, auxiliares de ação directa do SAD, voluntários e participantes.
A sessão teve os seguintes moldes:
– Uma apresentação inicial do projeto pelo coordenador do projecto, Márcio Guerra.
– Uma análise do projeto baseada no modelo de análise “metodologia de projeto”, pela terapeuta ocupacional Sara Lopes.
– Uma intervenção do Dr António Fonseca sobre os principais desafios implícitos no paradigma “Ageing in Place” (“Envelhecimento em casa e na comunidade”).
Como notas foram partilhados aspectos de melhoria contínua que tivessem em conta a necessidade e a capacidade de continuar a intervenção do projecto com um enfoque de proporcionar ao idoso a possibilidade de viver em casa e na comunidade ao longo do tempo, com segurança e de forma independente, utilizando os recursos disponibilizados pelo projecto.
A intervenção foi valorizada na medida em que trouxe e acrescentou ao que é realizado no concelho, nomeadamente as vantagens de inclusão social e de recompensa emocional, potenciadas pelo uso das novas tecnologias e o envolvimento da comunidade e parceiros, no combate ao isolamento e às consequências do confinamento.
Esta sessão pretendeu igualmente valorizar e dar a conhecer o que de positivo se faz para promover o “ageing in place” em Portugal, onde uma população cada vez mais envelhecida não pode ficar à margem das comunidades em que vive.
A Cáritas Diocesana de Beja reconhece e agradece a visita da Fundação, na pessoa do Dr. António Fonseca, bem como a todos os presentes. Juntos somos HumanaMente @ctivos.
Nota Biográfica do Professor Dr. António Fonseca
Psicólogo e Professor associado de Psicologia, na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Coordenador do Mestrado em Gerontologia Social Aplicada – Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (UCP). Membro do Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano (UCP). Consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Autor de livros, capítulos e artigos científicos, publicados em Portugal e no estrangeiro, nas seguintes áreas: Psicologia do Envelhecimento, Bem-Estar Psicológico, Saúde e Qualidade de Vida.