17 de outubro Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e dos Sem Abrigo.
A Caritas Diocesana de Beja assinala este dia, sem esquecer e lembrando os pobres e a pobreza que assola a nossa diocese e cujo testemunho é vivido e sentido diariamente pelos voluntários e colaboradores desta instituição, que diariamente participam nos diferentes projetos e serviços que dispomos à comunidade.
Mais do que meros números, as verdadeiras estatísticas da realidade, são os rostos e os dramas que diariamente recorrem à nossa instituição a pedir ajuda, assim como a tantas outras organizações e IPSS.
De acordo com o Barómetro Europeu sobre Pobreza e Precariedade
os números conhecidos são inéditos e apontam para um quadro de empobrecimento da população.
De acordo com o estudo, 50% das pessoas não têm capacidade para pagar as suas despesas mensais e os os indicadores presentes no Barómetro revelam que são pessoas que têm vindo a ver a sua capacidade de reagir a estas crises sucessivas, e que usam o seu rendimento para pagar despesas que são, cada vez mais, de primeira necessidade. E são novas, não são as mesmas pessoas.
A verdade é que o sector social não está a ser capaz de retirar as pessoas da situação de pobreza, ou seja o que nós estamos a falar são pessoas de quem o setor solidário cuida, não conseguindo retirar da pobreza porque não conseguimos sair da emergência.
Nas doações, a realidade é também ela diferente e cada vez mais sentida na Cáritas, sobretudo naqueles que eram pontualmente doadores e cujo estrangulamento financeiro dos mesmos os afecta e igualmente compromete e acentua as dificuldades do trabalho do setor solidário.
Ao assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e dos Sem Abrigo, pretendemos que todas as pessoas repensem a sua atitude diária no que toca, por um lado, à sua postura em relação à luta pela erradicação da pobreza e, por outro, que tomem conhecimento e se tornem mais ativas e participativas na discussão pública das políticas que visem “inverter a curva da pobreza” que persiste no nosso país e que cujo nome foi dado a uma campanha que a Cáritas Portuguesa lançou e que está a decorrer.
Barómetro Europeu sobre Pobreza e Precariedade
https://www.secourspopulaire.fr/sites/default/files/atoms/files/ipsos_pour_le_secours_populaire_-_observatoire_de_la_pauvrete_et_de_la_precarite_-_vague_17_-_juin_2023_-_rapport_complet-2.pdf
Campanha Inverter a Curva da Pobreza