Centro Local de Apoio a Integração de Migrantes recebeu estudantes da Universidade de Évora.
No dia 22 de outubro de 2024, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes recebeu na sede da Caritas Diocesana de Beja, uma turma de estudantes de 1.º ano da licenciatura em Geografia da Universidade de Évora.
O objetivo desta visita foi dar a conhecer e sensibilizar os alunos para o trabalho realizado pela Cáritas através do CLAIM com a comunidade migrante, tendo por base aspectos relacionados com o trabalho digno, habitação, e integração na comunidade.
Para além da equipa CLAIM, foram convidados a participar e a dar o seu testemunho, Joaquim Mósca, professor e voluntário na aprendizagem informal da língua portuguesa, assim como alguns migrantes que participam nestas aulas de português, como uma boa prática para a integração dos migrantes em Beja.
A chegada de migrantes à nossa diocese constitui um custo de vidas inaceitável e uma violação de direitos, como resultado de políticas que se esquecem que por detrás de cada decisão de abandono de um país, de uma casa, de um emprego e de uma vida, existem pessoas cujos Direitos Humanos devem ser protegidos e garantidos.
Perante esta realidade, a Cáritas Diocesana de Beja tem procurado responder ao desafio das migrações integrando a rede de Centros locais de Apoio à Integração de migrantes (CLAIM´s) procurando desenvolver um trabalho comum que assenta na defesa da dignidade e dos direitos humanos e que visa oferecer uma resposta coordenada à realidade das migrações; uma realidade que se tem agravado nos últimos anos.
O Projeto CLAIM – Cárita Diocesana de Beja é apoiado pelo Programa FAMI 2030 e pela União Europeia.