19 de Novembro – Dia Mundial dos Pobres
Na sequência do Ano Jubilar da Misericórdia o Papa Francisco determinou que o 33º Domingo litúrgico passe a ser o Dia Mundial dos Pobres.
Este ano ocorre no próximo dia 19 de novembro. Segundo a mensagem que publicou para assinalar este dia o Papa justifica esta sua iniciativa para “estimular, em primeiro lugar os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade.
Este dia será assinalado um pouco por toda a diocese de Beja com várias iniciativas a decorrer nas paróquias. Porém a Cáritas Diocesana de Beja irá promover uma iniciativa em cada uma das suas respostas sociais para que técnicos e utentes possam refletir em conjunto com os seus utentes, as questões da pobreza e as suas consequências na vida de cada um, e desta forma darmos visibilidade a tão justa e oportuna iniciativa do nosso querido Papa Francisco.
A Cáritas Diocesana participou também no dia 19 numa eucarística sob o lema “Não amemos com palavras, mas com obras”, na Igreja de S. Roque, em Lisboa.
Uma celebração presidida por D. Vitalino Dantas, bispo emérito de Beja e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana.
Para assinalar esse dia, a nivel local Cáritas Diocesana de Beja promoveu em cada resposta social uma iniciativa, para que todos refletissem sobre as questões da pobreza e suas consequências na vida de cada um.
O Serviço de Apoio Domiciliário, em conjunto com a equipa do Rendimento Social de Inserção, juntaram alguns dos utentes destas duas respostas e realizaram em conjunto duas atividades. Numa sessão de Ginástica Intergeracional, sob a orientação do professor Edgar, os utentes realizaram diversos exercícios, adequados às diferentes faixas etárias dos participantes, sendo o convívio primordial.
Foi também realizada uma tertúlia, sobre o tema da pobreza, com a participação do Projeto “ Mais Próximo”.
Passamos a descrever algumas das questões e repostas debatidas na tertúlia.
–O que é ser pobre?
Ser pobre é não ter amigos; é não ter direitos; A maior pobreza é a solidão, Ser pobre é não ter dinheiro suficiente para os bens essenciais; é não ter conhecimentos; é não ter saúde…
–Como podemos mudar esta sociedade de forma a não haver pobres?
Partilhar mais; ser voluntários; educar as pessoas; mais escolas e educação para todos, fazer companhia aos que estão sozinhos; criar grupos de jovens que partilhem problemas e preocupações…
Agradecemos a todos os participantes. Unidos caminhemos para a inclusão, paz e amor pelo próximo.
Pode ouvir a reportagem sobre o evento em Radio Vaticano
Deixar uma resposta