Dia Mundial dos Pobres
Dia Mundial dos Pobres
A pobreza é, em todos os cantos do nosso planeta, uma realidade mais do que verificável. Vivemos hoje num mundo com mais economia e tecnologia do que nunca, contudo e apesar deste avanço tecnológico existem cerca de 780 milhões de pessoas que, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, vivem abaixo da linha internacional da pobreza, ou seja, com menos de 1.90€ por dia.
Em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, 23,3% dos portugueses viviam em risco de pobreza ou de exclusão social. Ainda que os indicadores nos levem a verificar alguma diminuição deste valor é um dado que se mantém ainda demasiado elevado se tivermos em consideração que 18% por cento deste número diz respeito a menores de 18 anos.
As políticas portuguesas adotadas nos últimos 10 anos não conseguiram quebrar os ciclos de pobreza geracional. Com um desemprego juvenil de 23,8% (7% superior à média da UE) e um abandono escolar de 12,6% (2% acima da média da UE), um número significativo de jovens portugueses sente que não tem futuro.
Durante o ano de 2017, a Cáritas Portuguesa apoiou perto de 60 mil famílias, as quais apresentavam, em primeiro lugar, dificuldades relacionadas com a falta de rendimento (26%) e logo de seguida situações de falta de emprego (21%). Num programa específico de protecção à infância – Prioridade às Crianças – a Cáritas auxiliou 310 famílias com carências na área da educação e no acesso à saúde
É necessário repensar num compromisso claro, efetivo e dotado de recursos políticos internacionais, nacionais e locais para alcançar o futuro desejado por todos: um mundo sem pobreza, um mundo melhor para todos sem deixar ninguém para trás.
Mensagem do Papa Francisco em:
Deixar uma resposta