Cáritas Diocesana de Beja vai ter um Centro Local de Apoio à Integração do Migrante
A Cáritas Diocesana de Beja viu aprovada a sua candidatura ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) com o objetivo de criar um Centro Local de Apoio à Integração do Migrante, denominado CLAIM.
Com este CLAIM a Cáritas Diocesana de Beja procurará de forma pedagógica e preventiva acolher, orientar e apoiar os migrantes que têm chegado aos campos da nossa diocese para trabalhar derivado à fixação de inúmeras empresas do sector agrícola, originado pelo investimento do regadio de Alqueva, e que em muitos casos acabam por ficar numa situação de fragilidade e vulnerabilidade social grave.
De referir que a Diocese de Beja tem o Secretariado Diocesano que coordena e anima a pastoral social e das migrações, para além da campanha da Cáritas Internacional apadrinhada pelo Papa Francisco “Partilhar a viagem”, que reflecte os problemas das migrações e dos refugiados.
O CLAIM da Cáritas Diocesana de Beja será itinerante e abrange os concelhos de Beja, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Cuba, Vidigueira e Alvito.
Este CLAIM funcionará em articulação com os empregadores agrícolas, entidades governamentais, poder local e demais ONG´s que actuam na área da migração.
Deixar uma resposta