Atividade “Djumbai promovida pela Cáritas Diocesana de Beja.
No passado dia 11 de Julho, organizado pela Cáritas Diocesana de Beja (no âmbito do trabalho desenvolvido com a população imigrante através do Projeto “Rostos com Futuro” e CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes) em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, decorreu nesta, a atividade “Djumbai” (Termo originariamente da língua Crioulo falada em Guiné Bissau, país da África Ocidental. O significado pode ser: convívio, reunião de pessoas, …) integrada em mais uma “Mil e uma Noites, Mil e uma Histórias – Noite de contos com as Trovadoras Itinerantes”.
Num primeiro momento houve uma prova gastronómica de vários países, na qual as iguarias foram confecionadas pelas próprias pessoas e num segundo momento a participação nos Contos, sessão esta aberta ao publico em geral, porque só assim faz sentido “Acolher e Integrar” estas pessoas que escolheram a nossa região para melhorar a sua qualidade de vida, se as mesmas participarem no local social, promovendo o diálogo e o encontro entre culturas, entre as várias comunidades e a sociedade de acolhimento.
A atividade do “Djumbai” faz parte da “Alfabetização para Estrangeiros”, que a Cáritas Diocesana de Beja está a dinamizar desde Outubro de 2018. Atualmente conta com 6 Voluntários e cerca de 35 imigrantes de várias nacionalidades.
A “Aprendizagem do Português” para os imigrantes é de extrema importância para a inclusão social e profissional, para a promoção da igualdade de oportunidades, contribuindo para o pleno exercício de cidadania.