A Cáritas Diocesana de Beja integra o programa Incorpora Portugal da Fundação La Caixa – BPI
A Cáritas Diocesana de Beja viu aprovada a sua candidatura ao Programa INCORPORA da Fundação La Caixa que conta como parceiros o BPI e o IEFP
A Cáritas Diocesana de Beja irá integrar o programa Incorpora Portugal da Fundação La Caixa – BPI, permitindo trabalhar de forma colaborativa com entidades sociais e empresas a facilitação da integração laboral de grupos sociais vulneráveis em empresas de todos os setores. Trata-se de um trabalho de colaboração e partilha através da implementação de uma metodologia colaborativa, inovadora e testada desde 2006 em Espanha, e que se vai implementar na nossa região, renovando-se constantemente em função das necessidades do mercado.
Desta forma a Cáritas Diocesana de Beja passará a dispor de um gabinete e de uma equipa especializada na área da inserção laboral dirigida às empresas e às pessoas que recorrem aos diferentes serviços da Cáritas.
No Incorpora para as empresas, selecionamos e preparamos as pessoas mais adequadas para a empresa. Gerimos, de forma gratuita, o processo e assessoramos a empresa em todas as fases do mesmo.
No Incorpora para as pessoas, facilitamos oportunidades de trabalho a pessoas em risco de exclusão social para dar resposta às suas necessidades e motivações.
a) Preparamos um itinerário personalizado para o seu caso, tendo em conta as suas competências, a sua experiência e preferências profissionais.
b) Fazemos um acompanhamento periódico da sua situação e ajudamo-lo a encontrar as ofertas de trabalho mais adequadas ao seu perfil.
c) Acompanhamo-lo na sua adaptação ao mercado de trabalho e ajudamo-lo a ultrapassar as dificuldades que possam surgir no processo de integração na empresa.
A Cáritas Diocesana de Beja acredita que este será um serviço importante, mas complementar ao trabalho já realizado pelas equipas e serviços da nossa instituição, e que em muito poderá contribuir para a criação de uma rede de responsabilidade social no nosso território favorecendo as empresas e as pessoas com mais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho.
O Núcleo Sul do programa INCORPORA conta com mais duas entidades sociais, a CerciBeja e Cercicôa que em conjunto irão trabalhar na inserção das pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.