COMUNIDADE TERAPÊUTICA HORTA NOVA CELEBRA 23 ANOS
A Comunidade Terapêutica Horta Nova, valência da Caritas Diocesana de Beja desde 1998, tem como missão a recuperação e a reinserção plena de pessoas com dependências e celebra hoje 23 anos.
Ao longos destes anos foram muitas as familias e pessoas que depositaram nesta importante e única estrutura no distrito de Beja para tratamento de adultos com problemas adictos a solução para periodos conturbados da sua vida.
Esta resposta tem como população alvo toxicodependentes e alcoólicos do sexo masculino maiores de 18 anos e conta com uma equipa técnica que inclui uma directora técnica e psicóloga clínica, uma psicóloga clínica, uma assistente social, três monitores, um professor de educação física, um médico psiquiatra e supervisor, uma médica de clínica geral e terapêutica familiar.
A Comunidade Terapêutica afirma-se como uma resposta complementar, de carácter residencial, em regime de internamento prolongado, assegurando uma dinâmica comunitária em que todos se implicam num trabalho verdadeiramente terapêutico, que permite aos indivíduos afastarem-se dos meios de consumo socialmente contaminados e destrutivos de modo a que se verifique um processo de retoma de uma vida organizada. Todo o processo de tratamento tem por base seis vertentes: psicoterapêutica, organizativa/funcional, lazer, médica, social e socioprofissional.
O acompanhamento é feito por uma equipa multidisciplinar, com formação específica e supervisão de um médico psiquiatra.
A Cáritas faz votos de um aniversário feliz e saúda todos os que passaram por essa casa, colaborando de forma efectiva ou voluntária, contribuindo para a recuperação daqueles que em nós depositaram as suas vidas.