VOLUNTÁRIOS HumanaMente @ctivos
Já deram início as sessões de de leitura e contos no âmbito do projecto HumanaMente @ctivos com a Cristina Taquelim e Jorge Serafim.
Estas sessões têm o propósito de promover a conversa e a memória através da palavra e pretendem ser um complemento à intervenção realizada com a terapia ocupacional no domicílio.
A Cáritas Diocesana de Beja agradece e enaltece a disponibilidade dos voluntários em participar no “combate” ao isolamento dos nossos idosos.
HumanaMente @ctivos é um projecto da Cáritas Diocesana de Beja financiado pela
Fundação Calouste Gulbenkian e conta com a parceria da Alémemória e Câmara Municipal de Beja.
Jorge Serafim é natural de Beja.
Foi funcionário da Biblioteca Municipal durante 12 anos, no sector infanto-juvenil, exercendo funções na área da promoção do livro e da leitura.
Porque os dedos precisam de escorrer esperanças, é autor de diversas obras: O Corvo Branco – teatro para a infância; O Amor é Solúvel na Água – teatro; A.Ventura – poesia; A Sul de Ti – poesia; Estórias do Serafim – poesia; Sonhar ao Longe – infantil; A Minha Boca Parece um Deserto – infantil.
Foi actor nas companhias de teatro Lêndias D’Encantar (que fundou) e Arte Pública.
Cristina Taquelim
Nasceu em Lagos em 1964. É Psicóloga , bibliotecária, contadora de histórias e mediadora de leitura. Foi até 2020 e durante 30 anos técnica da Biblioteca Municipal de Beja, Desenvolve desde 1995 actividade como narradora, tendo trabalhando com públicos de todas as idades e participado em diversos encontros em Portugal, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Espanha e Argentina. Como autora, publicou em 2007, pela RHJ / Brasil , o seu primeiro livro Malaquias; em 2008, pela Ed. Pé de Página, Na minha casa somos sete; em 2011, pela Paulinas Editora, Uma casa na Lua; em 2012, Corrupio pela Editora Lê / Brasil, Uma Avó do coração, em 2019, Teodora e o mistério dos Cachapins, em 2021, pela Zero a Oito.
Colabora pontualmente com jornais e revistas produzindo artigos sobre a sua área de intervenção. Integra a Cooperativa Cultural Chão Nosso, CRL