Laudato Si – ‘Cuidar da Casa Comum’ na CT Horta Nova
Faz precisamente hoje dia 24 de maio, 6 anos que o papa Francisco anunciou ao mundo a encíclica Laudato Si, a encíclica ecológica e social, surpreendendo a igreja e a sociedade.
A Cáritas Diocesana de Beja através da sua resposta social Comunidade Terapêutica da Horta Nova, situada numa quinta com aproximadamente 5ha, decidiu dar início ao apelo urgente do papa Francisco para o Clamor da Terra, e pôs mãos à obra na construção de uma Agrofloresta Ecológica e Sustentável.
Iniciámos com os utentes da comunidade terapêutica e com o precioso contributo da voluntária Tânia Costa, engenheira florestal com experiência na área da Agricultura Sintrópica, a Agrofloresta Ecológica, integrando a no projeto já iniciado da Horta Nova Esperança. Este projeto foi agora reformulado para a agricultura Sintrópica, aplicando as técnicas de plantação mais viáveis do ponto de vista ambiental, humano, social e económico.
Grande parte dos materiais e recursos usados na construção da Agrofloresta em Agricultura Sintrópica, estão a ser doados por empresas e entidades que nos estão ajudar neste contributo para a Casa Comum que é de todos e de cada um. Agradecemos reconhecidos o contributo da: Câmara Municipal de Beja, Trevo – Floresta, Agricultura e Ambiente, Lda, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, RESIALENTEJO, E.I.M., Casa Paixão, Pastelaria Luis Da Rocha, Panificadora Vilanovense, Padaria Fermentopão, Pastel D”Amor de Triganhes, Padaria Candeias em Beringel e loja Worten de Beja.