Horta – Nova Esperança, Chamados a ser Comunidade.
A Cáritas encontra a razão profunda da sua existência no Mandamento Novo: “Amai-vos uns aos outros como eu os amei” (Jo 13, 34).
A acção da Cáritas Diocesana de Beja tem como missão o Desenvolvimento Humano Integral e a defesa do Bem-Comum intervindo em ordem à transformação da sociedade, procura chamar a atenção para a necessidade de colaborarmos na realização de uma comunidade humana plural, onde possamos reconhecer a riqueza de cada pessoa para a construção da sociedade. Para este efeito assumimos uma atitude de acolhimento e de aprendizagem mútua, procurando criar uma convivência mais fraterna e solidária, “vivendo a cultura do encontro,” como apela o Papa Francisco.
Na comunidade terapêutica “Horta Nova” procuramos através de metodologias adequadas, desenvolver o processo de recuperação de toxicodependentes e alcoólicos do sexo masculino, de todo o país, através de um contexto que estimula a consciencialização, tendo por objetivo criar condições que permitam desencadear processos de mudança, comportamentais e relacionais e de aquisição de competências profissionais de forma a construir a sua autonomia e reinserção social.
Situada na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na freguesia de N.S. das Neves no concelho de Beja, é a partir da execução do projecto Horta – Nova Esperança, com aproximadamente 5 hectares de terreno, que pretendemos, garantir pelo menos três respostas à crise da Biodiversidade e sensibilizarmos para a importância da natureza para a nossa existência:
1) Criar espaços verdes que permitam o seu usufruto pelos residentes e visitantes, através da criação de um bosque uma pequena floresta mediterrânica, um pomar e uma horta biológica.
2) Sensibilizar, capacitar e qualificar utentes afetos à comunidade terapêutica ali existente (em regime de internato) na área da Sustentabilidade Ecológica.
3) Contribuir para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, uma vez que a crise da biodiversidade também é uma crise de justiça e “uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente, para ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres”, como refere Papa Francisco.
Concluída a intervenção proposta pretende-se que a Horta – Nova Esperança seja um espaço visitável como boas práticas em agroecologia, destacando a importância de todas as pessoas poderem viver juntas na mesma casa, na Terra comum que nos acolhe a todos, com os mesmos direitos e dignidade, que pertence a todos os seres humanos igualmente.
Para a execução do referido projeto, a Cáritas Diocesana de Beja apela à contribuição e cooperação de entidades que ajudem na implementação do referido projeto contactando para o efeito, através do telemóvel 961 163 648 ou para mais informações: darereceber15caritasbeja@hotmail.com
JUNTE-SE A ESTE MOVIMENTO ECOLÓGICO.
Somos Cáritas! Somos pessoas com coração.