Dia do Santo Óscar Romero, patrono da Cáritas.
24 de março, a nível mundial assinala-se o dia do Santo Óscar Romero, patrono da Cáritas.
Óscar Arnulfo Romero Y Gadamez nasceu em 15 de agosto de 1917, em El Salvador, a sua família era numerosa e pobre. Foi ordenado Sacerdote em 1943.
Santo Óscar Romero é uma figura inspiradora em todo o mundo e particularmente para a Cáritas de quem é patrono. Não falou simplesmente sobre a importância de amar o próximo, mas nomeou corajosamente as injustiças que os atormentavam.
Na Cáritas celebrar o legado de Óscar Romero é seguir seu exemplo de desafiar a injustiça onde quer que ela se encontre e recusar ficar em silêncio sobre as causas da pobreza.
No dia 24 de março de 1980, Santo Óscar Romero foi fuzilado, entre os doentes de cancro e enfermeiros, enquanto celebrava uma missa na capela do Hospital da Divina Providência, na capital de El Salvador.
Santo Óscar Romero nas palavras do Papa Francisco:
“O mundo mudou muito desde aquele longínquo 1980, mas o pastor de um pequeno país da América Central fala mais forte. Não deixa de ser significativo que sua beatificação tenha lugar enquanto na cátedra de Pedro está, pela primeira vez na história, um papa latino-americano, que quer uma ‘Igreja pobre para os pobres’.”