Cortejo Beja Romana
As Pessoas em Situação de Sem Abrigo acompanhadas pela Equipa de Rua participaram no cortejo de mais uma edição da Beja Romana que teve lugar no dia 13 de maio de 2022.
Esta iniciativa da Câmara Municipal de Beja que teve como parceiros estratégicos e co-organizadores o Agrupamento de Escolas nº2 de Beja e o Agrupamento de Escolas nº1 de Beja, desenvolve-se sob o tema
‘Invenções, Engenhos e Arquitetura Romana’.
No Centro Histórias, espaço de acolhimento às PSSA sinalizadas para o projecto, desenvolveram-se ateliers que permitiram elaborar os artigos de decoração.
Visita ao Festival Islamico de Mértola
De génese marcadamente cultural e patrimonial, com fortes raízes territoriais, o Festival Islâmico de Mértola tem a sua base no trabalho arqueológico realizado sobre o património de Mértola.
A Equipa de Rua e algumas das pessoas em situação de sem abrigo acompanhadas visitaram a edição deste ano e participaram nalgumas oficinas da TASA de palmeira-anã, cana e outras plantas aquáticas que têm sido utilizadas desde sempre por pastores, agricultores, construtores, artesãos e crianças, para fazer objetos de uso quotidiano e lazer.
O dia terminou com um lanche convívio na praia fluvial da Mina de São Domingos.
Dia da Espiga
Teve lugar no Centro Histórias a dinamização de pinturas e decorações de um painel que foi exposto no Jardim do Bacalhau em Beja, alusivo ao dia da Espiga e que cujo trabalho foi realizado pelas pessoas em situação de sem abrigo acompanhadas neste projecto.
A história
O Dia da Espiga, ou a quinta-feira da espiga é uma comemoração portuguesa que acontece no dia da Ascenção, com um passeio matinal e em que se colhe espigas de vários cereais, flores, para formar um ramo.
Apresentação do projecto
No âmbito do 9º Congresso da Associação Psiquiátrica Alentejana (APA), que está a decorrer nos dias dia 2, 3 e 4 de Junho de 2022, no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide, subordinado ao tema REFLEXÕES “O FUTURO É JÁ”. A coordenadora do Projeto “Estou tão perto que não me vês” da Cáritas Diocesana de Beja, Dra Maria do Carmo Gonçalves participou, como convidada, na mesa moderada pelo Dr. Manuel Coelho intitulada: Estruturas da Sociedade Civil. A sua prestação foi no sentido de apresentar o recente projeto com intervenção na junto das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, no Concelho de Beja, cuja execução está em sintonia com a consecução da Estratégia Nacional (ENIPSA).
Teve lugar a apresentação do projecto “Estou Tão Perto Que Não Me Vês” no Conselho Local de Ação Social de Beja.
A apresentação do projecto aos parceiros permitiu dar a conhecer o as fontes de financiamento, assim como so montantes aprovados, e a intervenção preconizada em sede de candidatura. Permitiu igualmente esclarecer dúvidas e fomentar parcerias.
A par da apresentação do projecto foi aprovada por unanimidade a constituição do NPISA de Beja.
A Cáritas Diocesana de Beja promoveu, no dia 17 de novembro, na biblioteca municipal José Saramago, uma conferência subordinada ao tema «Sem-Abrigo – Quais os desafios e qual o papel dos organismos públicos» inserida no VI Dia Mundial dos Pobres.
A iniciativa teve como objetivo “de abordar uma reflexão em torno dos desafios que estão colocados à sociedade, sobretudo ao nível dos organismos públicos, para responder à realidade das Pessoas em Situação de Sem Abrigo no concelho de Beja”.
Esta Conferência é parte integrante de uma das ações do projeto “Estou Tão Perto Que Não Me Vês” integrada na ação de sensibilização da comunidade para esta problemática.
Com o apoio do município de Beja, teve lugar no passado dia 30 de março, na Praça da República, a mostra pública do 1. Laboratório de expressão artística (musica e corporal), no âmbito do projeto “Estou Tão Perto Que Não Me Vês”.
Este laboratório dinamizado pela Associação CHAMADARTE, conta como “protagonistas” as pessoas em situação de sem abrigo acompanhadas no âmbito desta intervenção e através dele queremos provocar uma reflexão, a partir da arte, sobre o modo como os grupos mais desfavorecidos, em particular como as Pessoas em Situação de Sem Abrigo vêm a rua (o que é a rua? O que lhes dá a rua? O que lhes nega a rua? Quais são as dificuldades que enfrentam no dia a dia?