Aprovação de candidatura “Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes”
Submetida a 30 de novembro de 2023, tem sido com alguma expectativa que a Cáritas Diocesana de Beja aguardava a decisão referente à candidatura submetida no âmbito do aviso FAMI2030-2023-4, tendo em vista a criação de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). Após este período de avaliação a Cáritas Diocesana de Beja informa que, por deliberação da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa FAMI 2030 foi aprovada a sua candidatura designada por Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes – Beja, permitindo dar continuidade às seguintes ações até 31/12/2026.
- Atendimento personalizado a nacionais de países terceiros, o qual pode ser disponibilizado através de serviços fixos ou em regime de itinerância, segundo o modelo de atendimento integrado implementado pela entidade competente;
- Ações de capacitação de nacionais de países terceiros nas áreas tidas por relevantes em cada CLAIM;
- Promoção da interculturalidade, incluindo sensibilização da opinião pública;
- Articulação institucional, sobretudo de base local, mas também ao nível regional e nacional;
- Ações de divulgação dos serviços prestados pelo CLAIM;
- Ações de reforço das competências do pessoal afeto ao CLAIM;
- Eventos de partilha de boas práticas entre CLAIM e entre estes e outras entidades relevantes.
O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Cáritas é um serviço de atendimento, com várias atividades de informação, capacitação e orientação, que possibilitam uma oportunidade para a regularização e a promoção da interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação.
Prevê disponibilizar horários diferenciados, que consistem em 3 dias de semana abertura entre as 9h e as 17h e dois dias entre as 11h e as 19h, permitindo garantir que os serviços estejam acessíveis para aqueles que têm compromissos durante o dia, como trabalho ou estudo.
Continuará a ter um serviço itinerante pelos concelhos de Ferreira do Alentejo, Cuba, Vidigueira e Alvito e terá uma equipa de três técnicos, um dos quais em permanência na sede de concelho de Ferreira do Alentejo, e coordenados, a meio tempo, por um outro técnico.
O Centro Local de Apoio À Integração de migrantes da Cáritas Diocesana de Beja é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração.