Cáritas Diocesana de Beja, assinou um Protocolo de Compromisso com o Instituto da Segurança Social
A Cáritas Diocesana de Beja, assinou um Protocolo de Compromisso com o Instituto da Segurança Social, IP durante o mês de Setembro de 2012, de forma a dar cumprimento ao estabelecido na Portaria n.º 272/2012 de 4 de Setembro.
Deste modo revela-se fundamental a manutenção de políticas activas de promoção da inclusão social das crianças e jovens, adoptando as medidas e os instrumentos que se revelem necessários de forma a combater as causas e os processos de origem da exclusão social, numa abordagem essencialmente preventiva, nomeadamente através da inserção educativa e formativa de todos os jovens portugueses em idade escolar, salvaguardando a necessidade de soluções remediativas que permitam o desenvolvimento de jovens socialmente excluídos.
O PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação, tem-se constituído ao longo destes anos, como medida de combate ao abandono escolar precoce, numa lógica de promoção da inclusão e cidadania das crianças e jovens e promove o desenvolvimento de competências para a cidadania e actividades de interesse social, comunitário e de solidariedade, com a finalidade de promover a integração social dos jovens.
Este ano lectivo 2012/2013, a Cáritas Diocesana de Beja é Entidade Beneficiária do Financiamento de duas Turmas PIEF, uma de 2.º Ciclo e outra de 3.º Ciclo. Estas Turmas são uma resposta conjunta da Direcção Regional de Educação, nomeadamente do Agrupamento de Escolas de Santa Maria e da Escola Secundária Diogo de Gouveia, do Centro Distrital da Segurança Social de Beja e da Cáritas Diocesana de Beja.
A Turma PIEF de Beja 2.º Ciclo, tem 20 jovens encaminhados, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos de idade, administrativamente da responsabilidade do Agrupamento de Escolas de Santa Maria de Beja, mas em termos de desenvolvimento de actividades lectivas, estas decorrem na Escola Secundária Diogo de Gouveia em Beja, com o objectivo de certificação de 2.º Ciclo.
A Turma PIEF de Beja 3.º Ciclo, é constituída por 15 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos de idade, pertencem à Escola Secundária Diogo de Gouveia em Beja e têm como principal objectivo a certificação escolar de 9.º ano de escolaridade.
Todos estes jovens vivenciaram uma profunda desmotivação face à Escola regular e a tudo o que ela representa. Já experimentaram insucessos escolares repetidos, não se cativam por currículos regulares, rejeitam alguns professores e repelem a escola.
Possuem, na maior parte dos casos, um percurso escolar marcado pela negativa. Alguns já são estigmatizados nas escolas por onde têm passado, sendo sistematicamente rejeitados.
O seu percurso normal de desenvolvimento de competências pessoais e sociais foi há muito interrompido. Quando deveriam estar numa sala de aula ou num pátio da escola, encontravam-se a fazer as suas primeiras incursões no mundo dos adultos. Uns trabalhavam com o objectivo de contribuir para a economia familiar, outros, entregues ao seu próprio destino, procuravam formas diversas de sobreviver.
Alguns já frequentaram, em anos lectivos anteriores, outras alternativas escolares que não lhes trouxeram quaisquer resultados.
Relativamente às competências escolares, estes jovens constituem um grupo heterogéneo e disperso, com perspectivas díspares deles próprios, do mundo e perante os outros.
Pretende este Projecto ser agente facilitador de mudança, travando o percurso, já iniciado, de comportamentos desviantes ou de risco e de efectiva exclusão social, apoiando-os na construção do seu projecto vocacional e profissional. Destina-se a um grupo de jovens, que até há bem pouco tempo se encontrava em situação de exclusão social, quer pela desestruturação familiar, escassez de rendimentos, reduzidas condições habitacionais e baixos níveis de capitais, escolar e cultural, abandono escolar e risco social ou em risco de vir a estar nesta situação.
Como conclusão, o PIEF tem como finalidade promover a inclusão social de crianças e jovens mediante a criação de respostas integradas, designadamente socioeducativas e formativas de prevenção e combate ao abandono escolar e insucesso escolar, favorecendo o cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar e profissional dos jovens.
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