Caritas Diocesana de Beja participa em projecto pioneiro transfronteiriço
A Caritas Diocesana de Beja integra o projeto “Rede de Apoio Mútuo das Caritas Diocesanas da Raia”. Esta rede de apoio tem tido como alvo o encontro das Caritas Diocesanas que se localizam na área da Raia e consequentemente a procura de soluções conjuntas a problemáticas comuns a todos os territórios e habitantes de todas as dioceses, como são o desemprego, a carência de oportunidades para diferentes grupos populacionais, a perda permanente e gradual de população.
Aliás, persegue-se o melhoramento das dinâmicas internas das diocesanas, partilhando experiências de formação e dinamização das Cáritas paroquiais e do resto dos seus agentes.
Uma equipa ou Rede de Cáritas Diocesanas da Raia hispano-lusa que, impulsada pela Cáritas Espanhola e pela Cáritas Portuguesa, temos trabalhado com a “missão” de promover a relação e a cooperação fraterna na fronteira entre ambos os países.
As Cáritas Diocesanas que fazem parte desta rede de apoio mútuo são: Ciudad Rodrigo, Coria-Cáceres, Mérida-Badajoz a Salamanca, da parte espanhola, e da parte de Portugal as Cáritas Diocesanas de Évora, Portalegre-Castelo Branco e Beja.
A nossa visão é continuar a somar a esta rede, outras Cáritas Diocesanas de ambos os lados da raia, de modo que esta cooperação se estenda ao longo dos territórios de toda a fronteira hispano-lusa.
Propósitos do projeto
O projeto “Rede de Apoio Mútuo das Caritas Diocesanas da Raia” é um projeto que está a ser desenvolvido pelas várias Cáritas Diocesanas da Raia e que tem como objectivos:
- Conhecer em primeira mão a realidade sócio-laboral da zona, as acções emergentes que se podem transformar em oportunidades de emprego e a necessidade e/ou conveniência da mobilidade geográfica das pessoas que, para uma maior cobertura das necessidades de emprego, se realizam na fronteira.
- Identificar e rentabilizar (mapa de recursos) os recursos existentes, em Cáritas e outras entidades sociais, na zona que possam apoiar as pessoas na sua mobilidade geográfica.
- Empoderar os grupos das Cáritas paroquiais, ao terem um maior conhecimento da realidade e ferramentas que lhes permitam conhecer em todo momento as oportunidades de formação, emprego, cobertura social presente na zona, assim como a profissionalização, através do apoio em formação, das mesmas, para saberem responder com mais qualidade e rapidez a estas realidades; igualmente permitir novos desenvolvimentos e implantar novos recursos sociais.
- Complementar recursos existentes e potenciar a implantação de outros, que se possam adaptar às necessidades da zona, em função do vazio existente ou da complementaridade que dentro da rede já existam.
- Gerar modelos e metodologias conjuntas e unificadas de intervenção em base à construção realizada através do encontro e intercâmbio de boas práticas e de formação entre os agentes das Cáritas participantes.
- Incentivar a população, mediante a toma de consciência da realidade da zona, a implicação na análise e a participação na procura de respostas: pessoais e comunitárias.
- A conectividade em rede de todas as Cáritas Diocesanas e grande parte das paroquiais participantes no projeto.
Deixar uma resposta