XIII Peregrinação da Diocese de Beja
No sábado, dia 29 de Junho teve lugar a XIII Peregrinação da Diocese de Beja a Fátima e a Caritas Diocesana de Beja participou com alguns dos seus membros da direcção, colaboradores, funcionários, voluntários e utentes das diferentes respostas sociais.
Esta iniciativa, previamente integrada nos planos de actividades da Diocese e da Caritas, tinha em comum a Peregrinação rumo ao Santuário de Fátima.
O calor fez desistir alguns, poucos, da intenção de fazer esta Peregrinação, confirmando-se 43 participantes, dos 17 aos 84 anos, todos leigos, à excepção da Irmã Beatriz, membro da Direcção da Caritas. Muitos deles já o tinham feito mais vezes, normalmente, para cumprimento de uma promessa, outros pelo convívio ou pela tradição, tendo sido para alguns a primeira vez que o faziam.
No início da viagem, foi distribuído um guião com o programa, as orações, os cânticos das diversas cerimónias a decorrer durante os dois dias da Peregrinação, apesar de a nossa ter sido unicamente no 1º dia (sábado).
Uma oração inicial ditou o momento da partida, pelas 08h00. Como motivação, bastou uma breve explicação sobre o significado de ser cristão, o valor da oração e o sentido desse exercício. Obviamente, ninguém era obrigado ao ritual, mas o grupo acabou por manter-se coeso e aderiu sempre com entusiasmo, disciplina e respeito por todas as propostas, tendo até entoado, afinadamente, os cânticos do guião.
Chegados a Fátima, saudou-se a Padroeira pedindo a sua especial protecção para este grupo de peregrinos alentejanos.
Pelas 13h00, o grupo, num animado convívio, “piquenicou” e festejou o aniversário de um residente da Comunidade Terapêutica.
Antes das 15h, hora marcada para o acolhimento, e com o mesmo espírito de participação activa mas simultaneamente, alegre e séria do programa, todos se apressaram para a Basílica da Sagrada Família.
Ali, o nosso Bispo, D. António Vitalino Dias saudou todos os peregrinos oriundos das diversas paróquias da Diocese que, respondendo ao apelo e unidos aos pés da Virgem, se juntavam em adoração ao Santíssimo e em oração.
Seguiu-se o desfile dos peregrinos para a Capelinha das Aparições, onde, pelas 17h, foi saudada e consagrada a Diocese, ao Imaculado Coração de Maria.
Entretanto, o nosso grupo foi-se diluindo noutros de outras paróquias da nossa Diocese, todos identificados com a faixa amarela e comungando da mesma vontade de realizar condignamente este acto de Igreja, “libertos e disponíveis para o encontro com Maria, com Deus e os irmãos”.
Depois, em redor da Capelinha, o nosso Bispo, representante dos apóstolos e do próprio Cristo, confirmou esse acolhimento caloroso ao seu rebanho de várias origens, idades e condições, entregando-o à protecção da Mãe e pedindo sobre ele a bênção de Deus.
Findas estas acções do programa, regressámos a Beja, mais uma vez num espírito de saudável encontro e alegre celebração.
No autocarro, após uma espontânea rapsódia de canções das mais variadas terras portuguesas, os participantes quiseram testemunhar o seu agrado e desejo de repetir a experiência que oscilou de “muito fixe” até “verdadeiro e profundo encontro com o Divino ”.
A CAritas Diocesana de Beja agradece à C.M.Beja pela cedência do transporte bem como ao motorista pelo excelente serviço prestado.
Deixar uma resposta