NOTÍCIA ASSEMBLEIA GERAL DA CÁRITAS
Sob a presidência do nosso Bispo, D. António Vitalino Dantas, realizou-se, no passado sábado, 8 de Março, nas instalações da Cáritas Diocesana de Beja, a Assembleia Geral.
Fizeram-se representar membros do Arciprestado de Beja (Paróquias da Sé, Neves, Cabeça Gorda, Salvada, Salvador e S. João Baptista); Arciprestado de Moura (Paróquias de Pias, Brinches, Serpa e Safara); Arciprestado de Cuba (Trigaches, S. Brissos e Vila de Frades); Arciprestado de Odemira (Colos) e do Arciprestado de Almodôvar (Mértola e Almodôvar). Marcaram ainda presença outros cristãos, de algum modo envolvidos no serviço fraterno na comunidade.
Durante a Oração de Laudes, orientada pelo Assistente Eclesiástico da CDB, Cónego Domingos Pereira, pela Irmã Beatriz Santos e pelo Irmão Ricardo Borges, dos Irmãozinhos de S. Francisco, a Presidente da Cáritas, Maria Teresa Chaves leu um texto do Evangelii Gaudium, (199), O lugar privilegiado dos pobres no povo de Deus, que salienta que “ o nosso compromisso não consiste exclusivamente em acções ou em programas de promoção e assistência; aquilo que o Espírito põe em movimento não é um excesso de activismo, mas primariamente uma atenção prestada ao outro considerando-o como um só consigo mesmo».
O Senhor Bispo centrou a sua reflexão na atenção que se deve ter pelos outros, sobretudo os mais pobres e desfavorecidos, como verdadeira forma de Evangelização. “Não podemos ser bons seguidores de Jesus Cristo, se não promovermos a dignidade do outro”, salientou D. António Vitalino, focando que as instituições sócio caritativas, também elas, têm de beber deste espírito e que, só assim, teremos uma verdadeira Igreja Missionária. Terminou a sua intervenção, recordando a importância desta Assembleia anual, para a nossa Diocese e louvando o trabalho realizado por todos aqueles que utilizam diariamente a fraternidade como Missão.
Após a Oração de Laudes seguiram-se as apresentações do Projecto +Próximo, pelo Cónego Domingos Pereira e pela Irmã Beatriz, e do Relatório de Contas da Cáritas Diocesana de Beja, pelo Dr. Nuno Farinha. Posteriormente foi exposto um novo projecto, o da Comunidade de Inserção, inaugurada há 3 meses e cujos serviços e actividades prestados pela instituição, foram relatados pela Directora Técnica, Dr.ª Palmira Periquito.
A Presidente da Cáritas apresentou todos os elementos presentes que trabalham nesta instituição e agradeceu a colaboração dos Irmãozinhos de S. Francisco que connosco colaboram sempre que necessário, para além de assegurarem, uma vez por mês, uma sessão de aprofundamento da Fé. Houve ainda ocasião para visualizar um filme sobre as múltiplas e diversificadas actividades desenvolvidas, durante o ano de 2013, pelas várias valências da CDB.
Seguiram-se os testemunhos de alguns grupos sócio caritativos de Almodôvar, Serpa (Conferência Vicentina Nossa Senhora da Guadalupe), Pias, Sé de Beja, S. João Baptista e Colos (Irmãs do Bom Pastor) que apresentaram as suas actividades culturais e sociais destinadas a recolher fundos, o tipo de apoio prestado, dificuldades e objectivos visados. No conjunto, todas concluíram lutar contra a falta de recursos, sobretudo humanos e de um voluntariado organizado e comprometido.
Antes da conclusão dos trabalhos, a Presidente da CDB lembrou o peditório a realizar de 20 a 23 de Março, solicitou a actualização de dados de todos os grupos sócio caritativos da Diocese e recordou a importância da consignação para o IRS. Deu ainda conhecimento da realização do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, que este ano se realizará em Beja, com a presença de todas as Cáritas do país, de 4 a 6 de Abril convidando todos os presentes para a Conferência Pública, que se realizará no dia 5 de Abril, no Centro Pastoral – Seminário Diocesano, das 10h:00 às 12h:30, “Uma só família humana, alimento para todos”, por um dos membros da coordenação da Campanha da Caritas Internationalis – “A fome no pensamento social da Igreja” por Carluccio Gianni, da Cáritas Espanhola .
Foram também fornecidas informações, pela Dr.ª Teresa Martins, relativas ao preenchimento da ficha do NOS.
Finalmente, o Senhor Bispo deu os trabalhos por encerrados, agradecendo a presença de todos e incitando a um constante e justo serviço de acção social da comunidade cristã, como uma das dimensões fundamentais da Igreja.
A Assembleia terminou com um almoço servido no refeitório das instalações da Cáritas Diocesana de Beja, num ambiente descontraído e de são convívio.
Deixar uma resposta