Sede da Cáritas Diocesana de Beja
Localidade Categoria: Sede
-
A nova sede da Cáritas Diocesana de Beja foi inaugurada dia 2 de fevereiro de 2012.
A nova sede, localizada no centro histórico da cidade, resulta do aproveitamento do edifício do antigo Paço Episcopal, propriedade da Diocese de Beja, tendo sido alvo de obras gerais de reabilitação e ampliação.
O Município de Beja, através da empresa Municipal InovoBeja, participou na elaboração da candidatura e prestou apoio à Cáritas nos trâmites da candidatura nos âmbito da pareceria da rede constituída para a Regeneração do Centro Histórico da cidade.
A obra representou um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, co-financiado pelo INAlentejo em 80% e pela Diocese de Beja em 20%.
As novas instalações da sede da Cáritas Diocesana de Beja vêm permitir a continuidade das actuais actividades mas também a criação de novas valências.
Foi por isso criado um novo espaço para acolher pessoas e famílias em situação grave de vulnerabilidade social, que funciona neste edifício como uma comunidade de inserção.
A nova sede permite a expansão e diversificação das suas actividades de âmbito social.
O que é a Caritas:
A direção é inteiramente voluntária, constituída por 6 membros, um presidente, um tesoureiro, 3 vogais e um assistente religioso.
A Cáritas de Beja conta atualmente com 51 colaboradores e cerca de 35 voluntários que asseguram respostas sociais no concelho de Beja com uma população de 35762 habitantes na área do acompanhamento de famílias apoiados pelo Rendimento de Inserção Social (RSI), da comunidade de tratamento e reinserção de toxicodependentes masculinos “Horta Nova” e ainda o apoio domiciliário e a Redes Locais de Intervenção Social (RLIS).
A Cáritas Portuguesa é a federação nacional das vinte Cáritas Diocesanas distribuídas pelo território continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Em conjunto, regem-se pela doutrina social da Igreja e orientam a sua ação de acordo com os imperativos da solidariedade, dando resposta às situações mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais ou calamidade pública.
A Cáritas tem como objetivos a assistência em situações de emergência ou dependência, a promoção da autonomia e do desenvolvimento integral de cada ser humano e a transformação nos domínios sociais e ambientais de acordo com os valores da ética cristã. Intervém na implementação de programas de apoio materno-infantil, infanto-juvenil, terceira idade, mulheres vítimas de violência doméstica bem como na luta contra a exclusão social, em especial no apoio às minorias étnicas, comunidades de imigrantes e suas famílias, toxicodependentes, seropositivos e alcoólicos.
Em 1975 a Cáritas Diocesana de Beja foi instituída canonicamente numa perspetiva de assistência que consistia na distribuição de géneros a famílias carenciadas.
Atualmente esta presta um serviço sócio – caritativo, tendo como objetivos: formar, coordenar e dinamizar os agentes paroquiais tendo como referência a população mais desfavorecida.
Trata-se de uma instituição com personalidade jurídica no foro eclesiástico, equiparada, a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, filiada na união das IPSS desde 1983. Sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, o seu suporte financeiro resulta de acordos de cooperação com a Segurança Social e outras Instituições nomeadamente, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, no que diz respeito a contratação de funcionários, projetos co- financiados e ainda, através de donativos voluntários em número e em espécie.
A Cáritas Diocesana de Beja é um membro integrante da Cáritas Portuguesa, que por sua vez, é membro da Cáritas Internacional.
Esta instituição possui uma área de intervenção que compreende todos os concelhos do distrito de Beja mais os concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Grândola do distrito de Setúbal, cujo funcionamento é realizado em instalações postas a disposição pela Diocese.
Esta instituição é composta por uma direção e um conselho fiscal, definidos, pelo Bispo da Diocese de Beja.
-