“REDE DE APOIO MÚTUO DAS CÁRITAS DIOCESANAS DA RAIA”
Avaliação do trabalho realizado
No passado dia 22 de Outubro, reuniram-se na Casa Diocesana de Mem Soares, em Castelo de Vide, as sete Cáritas Diocesanas que constituem a “Rede de Apoio Mútuo das Cáritas Diocesanas da Raia”, com os respetivos Bispos, tendo em vista proceder à avaliação do trabalho desenvolvido pela Rede.Foram analisados todos os passos dados desde a primeira reunião, realizada em Fátima, nos dias 15 e 16 de Março de 2010. Como resultado desta atividade conjunta ressalta o lançamento da Plataforma Informática de apoio à empregabilidade e mobilidade na zona da Raia.
O objetivo do encontro não foi só para informar, mas para projetar o futuro da Rede em comunhão com os senhores Bispos e com as suas orientações pastorais na dimensão social da evangelização, como nos pede o Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.
Neste sentido, depois da reflexão, do amplo debate e das orientações pastorais dos senhores Bispos, conclui-se que o trabalho realizado foi bem-sucedido, está a produzir resultados, a estimular parcerias, a celebrar acordos de cooperação e a prosseguir na melhoria e inovação de metodologias de trabalho conjunto.
Resultaram, ainda, as seguintes propostas:
- A vantagem de alargamento da Rede a outras Cáritas Diocesanas da Raia;
- A procura de parcerias que possam contribuir para a valorização do trabalho realizado e a realizar;
- A criação, a partir da Rede, de um modelo de Animação Comunitária;
- Um olhar sobre a realidade do Mundo Rural e das potencialidades geradoras de riqueza, de trabalho e de fixação dos mais jovens;
- O fomento do voluntariado;
- A promoção do desenvolvimento pessoal e da inserção social, das pessoas mais vulneráveis;
- O apoio direto e eficaz à velhice e à infância.
Para dar sequência às propostas ficou deliberado realizar uma reunião da Rede Transfronteiriça, no próximo dia 19 de Novembro, em Portalegre.
Portalegre, 23 de Outubro de 2014
Deixar uma resposta