Atividade com Refeitório Social- 8 de março de 2016
Atividade com Refeitório Social- 8 de março de 2016
No presente ano, têm sido desenvolvidas com os utentes de Refeitório Social, atividades semanais, onde é dada continuidade ao projeto Gigantescas Pequenas Coisas.
Igualmente, serão adicionadas outras atividades com o objetivo de desenvolver competências sociais, promovendo a capacitação pessoal e pretendendo criar um ritmo de trabalho e um acompanhamento semanal de maior proximidade. Estas sessões serão desenvolvidas por duas voluntárias da Cáritas Diocesana de Beja.
A presente sessão foi desenvolvida em torno da história de vida de Nick Vujcic, tendo sido apresentados dois vídeos. O primeiro mostra a vida deste e as suas dificuldades físicas, enquanto o segundo, um vídeo que revela o trabalho que este tem desenvolvido pelo mundo, apresentando a sua história de coragem.
Com esta atividade, pretendeu-se consciencializar o grupo, para que pudesse repensar as suas capacidades e postura face aos desafios; promover o respeito e a aceitação das diferenças, e ainda permitir a reflexão sobre este exemplo de vida e de que forma cada um de nós pode transpô-lo para a sua própria vida. Para tal, após a visualização dos vídeos, estabeleceu-se um debate/reflexão onde se colocaram questões que conduziam ao mesmo, tais como: “O que vimos? O que sentimos? O que pensamos sobre? Podemos utilizar algo do que nos foi apresentado em nós mesmos?”
Assim, observou-se a capacidade de reflexão dos utentes, bem como de se posicionar perante o que assistiram, interpretando uma história de vida que poderia ter sido transformada numa tragédia, mas que para Nick representou a capacidade de superação. Para os utentes, este é um exemplo de coragem, de fé nas suas capacidades, e em Deus, que o ajudou ultrapassar as dificuldades encontradas.
Ao longo da reflexão em grupo, uma das voluntárias foi apontando frases chave de cada utente, lidas no final para que o grupo tivesse a perceção das conclusões a que chegaram.
Houve ainda a celebração do aniversário de um dos utentes, momento que aceite com satisfação por todos.
Deixar uma resposta