Cáritas Diocesana de Beja: Compromisso com Ética, Integridade e Transparência
A Cáritas Diocesana de Beja pauta a sua atuação pelos mais elevados padrões éticos, promovendo a honestidade e integridade em todas as suas atividades.
Apesar dos mecanismos de prevenção e controlo implementados, bem como da constante atualização e preocupação com o cumprimento das normas em vigor, nenhuma organização está totalmente imune à possibilidade de ocorrência de atividades ilícitas. Estas podem causar graves prejuízos, não apenas à instituição e aos envolvidos, mas também ao interesse público.
Entre as situações de risco estão comportamentos que possam comprometer o ambiente, a saúde e segurança públicas, os direitos do consumidor, a privacidade, a segurança das redes, o uso abusivo de recursos públicos, ou práticas de branqueamento de capitais e criminalidade organizada.
Frequentemente, as pessoas que trabalham ou mantêm relações profissionais com uma organização são as primeiras a identificar ou suspeitar da existência de irregularidades. Por isso, é essencial que se sintam seguras e encorajadas a reportar tais situações, sem receio de represálias.
Com este objetivo e em conformidade com a Lei nº 93/2021, de 20 de dezembro, a Cáritas Diocesana de Beja criou canais de denúncia interna de infrações. Estas ferramentas destinam-se a permitir que todos os que tomem conhecimento de irregularidades no contexto da sua relação profissional com a Cáritas possam reportá-las de forma segura, ajudando a identificar situações que, de outra forma, poderiam passar despercebidas.
A Cáritas Diocesana de Beja compromete-se a:
- Garantir a confidencialidade da identidade dos denunciantes;
- Proteger os denunciantes contra quaisquer atos de retaliação;
- Investigar todas as denúncias apresentadas;
- Atuar prontamente para corrigir qualquer irregularidade identificada.
Este compromisso reflete a nossa missão de promover a justiça, a transparência e o bem comum em todas as dimensões da nossa atuação.